TIM faz demonstração do 5G em Florianópolis

A TIM concluiu o seu primeiro teste com a quinta geração móvel (5G) no Brasil. O procedimento foi realizado em  em Florianópolis, Santa Catarina. Em parceria com a Fundação CERTI e a Huawei. A rede operou em 3,5 GHz, uma da frequências que fazem parte do leilão que será realizado pela Anatel em março de 2020.

Além de Santa Catarina, a operadora terá outros dois projetos-pilotos para a rede de quinta geração no país. Uma deles na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), em parceria com a Ericsson e com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), há a previsão de implantação de soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas. Já em Campina Grande (PB), junto com o Núcleo Virtus (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia, vai ser possível desenvolver soluções para Cidades Inteligentes, utilizando a plataforma NB-IoT.

ZeonDownloader 245580671

A TIM destaca que já atingiu velocidades superiores a 1Gbps na nova tecnologia e quer ser pioneira e líder no mercado ao demonstrar toda a potencialidade do 5G mesmo antes da tecnologia tornar-se realidade no Brasil.

A TIM é a operadora mais inovadora do Brasil. E isso tem sido fruto de um trabalho intenso de sempre trazer a tecnologia a serviço da melhor qualidade prestada aos nossos clientes. Agora estamos iniciando o ciclo do 5G através de pilotos em três cidades do país, de forma a trazer o conhecimento e desenvolver um ecossistema que permita o início de casos de uso no Brasil. Nosso objetivo é testar a nova tecnologia, não apenas em maior velocidade ou menor tempo de resposta, mas também como uma plataforma habilitadora de vários serviços, como o da Indústria 4.0 “, explica Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Quando o 5G chegará ao Brasil?

ZeonDownloader 209498176

Além dos testes, uma etapa primordial para a implantação da tecnologia no Brasil é o leilão de frequências. A Anatel definiu que esta etapa será realizada em março de 2020. Além dos 3,5 GHz, serão colocados para arremate, 700 MHz, 2,3 GHz e 28 GHz – o que coloca o Brasil no circuito de países que podem oferecer o 5G em ondas milimétricas, essencial para usufruir da tecnologia em sua plenitude.

A expectativa da TIM é que o 5G comece a operar em 2021. De acordo com a Nokia, para que o Brasil se torne competitivo no mercado global 5G é necessário que o número de ERBs (estações rádiobase) seja dobrado. O Brasil tem atualmente cerca de 90 mil estações radiobase.

 

Você também deve ler!

Intel abandona o mercado de modems 5G para smartphone

Smartphone 5G: os componentes custam quase o dobro dos 4G

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!