Quando o assunto é telas de dispositivos móveis e a sua qualidade não há ninguém mais especialista nisso que o Dr. Raymond M. Soneira, do site DisplayMate. Ele já analisou inúmeros aparelhos lançados no mercado e sempre analisa meticulosamente a qualidade da tela do dispositivo. Com os novos iPads, lançados na metade desse mês, não foi diferente. Soneira publicou recentemente a análise feita das telas dos novos iGadgets e se mostrou decepcionado com a pouca atenção que a Apple deu a esse componente importantíssimo. Especialmente com a do iPad Air 2, que recebeu uma nova tela que uniu em uma peça só o vidro, o painel LCD e o sensor de toque.
Mas nem tudo são espinhos. Por exemplo, Soneira elogiou a película antirreflexo adicionada aos novos iPads. De acordo com ele, os reflexos do ambiente são reduzidos na proporção 3:1 se comparado com outros tablets do mercado, incluindo aí iPads de geração anteriores. Ele ainda disse que se formos comparar com os melhores tablets e smartphones disponíveis, o iPad Air 2 tem uma redução de reflexo de 2:1. Outra novidade foi a tela totalmente laminada e o novo revestimento resistente a oleosidade e impressões digitais já são coisas que a concorrência oferece. Tirando isso, a tela é exatamente a mesma do iPad 4, lançado em 2012.
Segundo o especialista, a tela do iPad Air 2 chega a ser inferior à do iPad Air. Tudo por causa da obsessão da Apple de fazer tablets cada vez mais finos. Ele mostrou que a tela do iPad Air 2 mostra 8% menos brilho e tem uma eficiência energética 16% pior, gastando assim mais energia. Ele disse ainda que os tablets com as melhores telas do mercado são os da Samsung, Amazon, e Microsoft. Eles têm uma precisão de cores, eficência energética e ângulho de visão melhores que todos os outros tablets. Ele ainda disse mais, que o tablet com a melhor tela do mercado é o Galaxy Tab S. Portanto, se você procura um tablet com uma tela excelente, vá de Galaxy Tab S.
Agora falando sobre o iPad Mini 3, Soneira confirmou o que todos já suspeitavam: a tela é exatamente a mesma do iPad Mini 2. Ou melhor, a única novidade funcional do iPad Mini 3 foi o sensor Touch ID, como bem mostrou o iFixit ao desmontar o dispositivo. O iPad Mini 2 já foi avaliado antes por Soneira e ele também não gostou do resultado, achando-a inferior aos outros tablets. Então, se no ano passado a tela do iPad Mini 2 já era inferior aos outros, imagine agora, 2 anos depois. Para ler a avaliação completa, em inglês e com muitos gráficos, basta clicar neste link.