Um pouco tarde demais: pesquisadores encontraram uma solução para eliminar as imagens fantasmas e borradas das telas 3D por quem as visualiza sem óculos.
O cenário é comum: depois das dores de cabeça e incômodos ao assistir algo em 3D por muito tempo, as pessoas costumam retirar os óculos por alguns minutos. O problema é que, sem eles, as imagens ficam ridículas: aparecem fantasmas e borrões por todo lado.
Uma pesquisa em andamento tenta contornar o problema adicionando uma terceira camada de imagem, que é correspondente a um negativo da imagem destinada ao olho direito. Assim, ao visualizar a tela sem óculos o que as pessoas veriam seria uma bonita imagem 2D, sem profundidade, porém nítida e sem fantasmas. Com os óculos essa terceira camada seria filtrada, dando então o efeito tridimensional normalmente. Sem eles a imagem da direita seria anulada pela sobreposição do negativo, e o que os espectadores veriam corresponderia à imagem destinada ao olho esquerdo.
No modo atual essa técnica ainda não está completa. A imagem 2D fica com baixo contraste. Os cientistas tentam aumentar o brilho na imagem esquerda ao ponto de encontrar um balanço aceitável, mas ainda precisam de mais um tempo.
O maior problema parece ser o atraso: as TVs e monitores 3D não chegaram a um nível aceitável de popularização, e aparentemente muita gente já perdeu o interesse na tecnologia.