A Valve, responsável pela mais famosa plataforma de compra de jogos para PC, a Steam, confirmou o fim do suporte ao seu software, que, entre outras coisas, cataloga os jogos comprados em determinada conta, ao Windows XP e Windows Vista. Parte da decisão, anunciada em junho de 2018, está relacionada com a renovação de recursos, como o Steam Chat, que tem como base uma implementação mais recente do Chrome, que não está disponível no XP e no Vista.
“As novas funcionalidades do Steam baseiam-se num versão embutida do Google Chrome, que já não funciona nas versões antigas do Windows. Em adição, futuras versões do Steam vão requerer atualizações de segurança e funcionalidades apenas presentes no Windows 7 ou versões mais avançadas.“, diz a Valve.
O impacto dessa decisão será mínimo entre a base de usuários da plataforma. Entre os dois apenas o Windows XP, em sua versão de 32-bits, ainda está presente na lista dos Windows utilizados na plataforma, com apenas 0,11%. O Windows Vista não é nem citado. O sistema operacional mais utilizado na plataforma é o Windows 10 64-bit, com 63.79%, em segundo lugar aparece o Windows 7, com 26.08%.
Demais estatísticas da Steam
- Processadores Intel são utilizados por 66% dos usuários
- 57% utilizam processadores quad-core
- 37% das configurações rodam com 8 GB de RAM
- A placa de vídeo mais utilizada é a intermediária GTX 1060 (10%)
- O Full HD se mantém como a resolução mais utilizada (62%)
- 50% dos usuários conta com unidades de armazenamento com 1 TB de memória