Steam também venderá aplicativos, indo bem além de jogos

Já publicamente descontente com a loja de aplicativos do Windows 8 (que não venderá apps desktop, a princípio) a Valve está aproveitando a oportunidade: o Steam também venderá aplicativos.

Capa da loja do Steam

Muito popular para fãs de jogos para Windows, o Steam serve como uma loja e centro de distribuição digital. Além de características de uma rede social específica (com direito a lista de amigos, grupos, etc), a vantagem da loja normalmente está nos preços e na praticidade. Os jogos são comprados via download, ficam associados à conta do usuário. Podem ser instalados em inúmeros computadores (restringindo o uso a um por vez, com a mesma conta) e contam com algumas vantagens da “nuvem”, como salvamento de algumas informações e configurações online num serviço gratuito da Valve.

A seção de softwares para o Steam permitirá que desenvolvedores vendam aplicativos desktop no sistema (aparentemente para Windows e Mac, algo que a Apple não vai gostar…).

Algumas das vantagens do Steam (ao menos para os desenvolvedores) é que o sistema oferece o download a partir dos seus servidores e garante atualização automática e instalação fácil (uma vez que o usuário já tenha o cliente Steam, claro). O produtor não precisa se preocupar com suporte sobre os arquivos nem largura de banda.

O anúncio no site oficial não dá detalhes do processo, nem comenta nada sobre valores, pagamentos e contratos. Os desenvolvedores poderão publicar softwares pelo Steam Greenlight, e a abertura será feita no dia 5 de setembro.

Greenlight

No OS X a Apple não vai gostar nada disso, afinal vai contra algo que ela já domina. Mas pouco ela poderá fazer atualmente. Ela tem controle sobre o que é vendido pela App Store, o que não é o caso do Steam, um app baixado do site da Valve.

Um recurso introduzido com o Lion pretende dificultar a instalação de aplicativos de fora da loja oficial: o Gatekeeper. Ele pode restringir a instalação de software a apps que estejam na Mac App Store, ou de desenvolvedores reconhecidos por meio de uma assinatura digital certificada pela Apple. O que isso traz de segurança, também traz de preocupação sobre um possível futuro fechamento da plataforma.

Se um dia a possibilidade de instalar apps de qualquer fonte for removida, o OS X ficará tão fechado como o iOS, algo que colocaria um fim na vida do Steam no Mac. Dificilmente a Apple liberaria na App Store um app que vende outros apps, sendo que os jogos poderiam ser vendidos diretamente pela loja dela, em que ela ganharia a farta comissão de 30% e tal…

No Windows 8 a loja de apps é restrita aos apps Metro. O Steam não deve enfrentar problemas tão cedo, já que tudo o que vende são jogos desktop (x86/64), e a adição de aplicativos comuns também não tem nada a ver com os Metro.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre tecnologia, games, IA e internet em seu email.
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!