O Spotify anunciou hoje (25) que está lançando uma atualização para o aplicativo desktop para Mac e Windows, bem como a versão web do streaming.
As mudanças dessa atualização, que chegou, simultaneamente, para todos os usuários, focam em aperfeiçoar a navegação e dar acesso a novos controles e recursos nas ferramentas de busca, playlist, radio, fila, biblioteca e mais.
No geral, a atualização do Spotify para desktop dá um visual mais compacto e mais similar ao aplicativo mobile.
A barra de busca, com a nova atualização, saiu do canto superior esquerdo da tela e migrou para a barra de navegação no lado esquerdo, entre as seções Início e a Sua Biblioteca.
Além disso, o app não apresenta mais os detalhes na seção Sua Biblioteca. Anteriormente, as categorias Feito para Você, Tocadas Recentemente, Álbuns, Artistas e Podcasts ficavam expostos na barra lateral. Agora, é necessário acessar a seção Sua Biblioteca para encontrar essas categorias.
A página Sua Biblioteca apresenta quatro categorias no topo, começando pelas Playlists, onde ficarão as categorias de Descobertas da Semana, os Mixes Diários e o Radar de lançamentos.
Há um novo menu na página Sua Biblioteca que permite que o usuário ordene as categorias apresentadas pela relevância, por ordem alfabética, pela data de adição, ou, também, por uma ordem personalizada que o usuário poderá configurar.
Seguido da seção Playlists, aparece, curiosamente, a seção de Podcasts, evidenciando o foco atual da plataforma nesse formato. Logo após, há a seção de Artista e, por fim, Álbuns.
Novas playlists e download no Spotify para Windows e Mac
A criação de playlists está nos moldes do aplicativo mobile, permitindo que os usuários editem a descrição, adicionem uma imagem e façam busca por músicas na própria página de criação.
Outras mudanças incluem uma nova página de perfil, que apresenta os principais artistas e faixas que o usuário escuta, e a edição da Fila de Reprodução.
Por fim, os assinantes Spotify Premium recebem um novo benefício: a possibilidade de baixar músicas e podcasts para escutar offline, através de um botão de download no app para desktop.
A versão web, por motivos óbvios, não possui esse benefício.
Leia também: Spotify anuncia plano HiFi, podcasts interativos e expansão global