O tão aguardado PlayStation 5, que deve chegar ao mercado em 2020, teve mais aspectos técnicos revelados. O presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, em entrevista ao site CNET, confirmou que o console será compatível com monitores com resolução 4K com taxa de atualização de 120 Hz.
Outra característica que a companhia está trabalhando para o console é a compatibilidade retroativa, pois permitirá um processo de transição mais natural entre as duas gerações de consoles. “Não vai ser uma escolha binária se você tem que ter um PlayStation 4 ou um console da nova geração para continuar uma amizade”, afirmou o executivo.
Ryan também comentou sobre o SSD que será a unidade de armazenamento do console – responsável por reduzir os tempos de carregamento em relação às versões passadas do PlayStation, que vinham, por padrão, com HDs. O executivo disse que a unidade de estado sólido não estará presente em alguma espécie de versão premium do PS5. Por padrão, o SSD é a unidade de disco do novo console da Sony. Outra característica técnica imponente do novo console é a sua compatibilidade com a resolução 8K.
O executivo também confirmou que o kit de desenvolvimento do PlayStation 5 já está chegando aos desenvolvedores. Embora ainda não esteja certo, analistas apontam que o console chegará ao mercado no ano que vem. Em relação ao preço, o analista Hideki Yasuda, do Ace Research Institute, acredita que gire em torno de US$ 500.