Como já havíamos alertado nesse artigo, Peter Wyse, da Warners Bros Interactive, disse que o PS4 Pro, nova versão do PlayStation 4 capaz de lidar com novas tecnologias como HDR além de contar com hardware mais robusto, oferece dois tipos de renderização, e um desses modos (que é o melhor) é chamado de Quality Mode, com esse modo os games via upscaling conseguem se aproximar a 90% da resolução 4K. No entanto muitas pessoas ainda estão acreditando, em grande parte pela confusão causada pela própria Sony, que o novo PS4 irá lidar com 4K nativo.
Andrew House, presidente da Sony Interactive Enterainment confirmou que a grande maioria dos jogos para o PS4 Pro não irão rodar em 4K nativo, e sim via upscalling de um Full HD nativo. O tal 4K de verdade deverá aparecer em pouquíssimos títulos, principalmente em remasterizações de games antigos. Até o momento a Sony diz que somente três jogos rodam realmente em 4K: The Last of Us Remastered”, “The Elder Scrolls” e “Mantis Queime Racing”.
A Sony aproveitou essa questão do upscalling para jogar com as palavras e no anúncio oficial mencionar que o PS4 Pro roda a 4K, sendo que em boa parte da experiência não será nativa. Sabe aquelas propagandas onde as letrinhas miúdas dizem muita coisa importante? O PS4 Pro é praticamente um desses casos.
O PS4 Pro será lançado no dia 10 de novembro por US$ 350. Por enquanto não há nenhuma previsão em relação ao lançamento do console no Brasil.