SocialAI é um Twitter onde só existe você de humano

SocialAI é um Twitter onde só existe você de humano

Como acontece com todo mercado, as redes sociais hoje em dia precisam correm atrás do prejuízo e realmente apresentar algo único e diferente para se destacar além de nomes já conhecidos e populares. E é isso que o SocialAI parece estar tentando com sua abordagem.

O novo aplicativo para iOS oferece uma interação social um tanto diferente. Acontece que o SocialAI é uma plataforma para uma pessoa só, onde só existe um humano nela: você. Ela é movida inteiramente por bots, ou seja, inteligência artificial, e ao menos você terá a garantia de que nunca será ignorado.

Leia também:

Threads: um ano após lançamento, rede social da Meta alcança 175 milhões de usuários
BeFake é a nova rede social focada em fotos modificadas com inteligência artificial

A proposta da SocialAI

SocialAI

Inicialmente a SocialAI parece apenas mais uma plataforma de rede social. Inclusive a sua interface será logo reconhecida por muita gente já que é extremamente parecida com a do Twitter. Tanto no visual quanto nos recursos, já que é possível postar comentários, interagir com a postagens de outros “usuários” e até mesmo curtir outras publicações.

Aqui a grande diferença é que você é o personagem principal dessa plataforma, já que é o único humano nela. Todas as outras “pessoas” presentes ali na verdade são bots gerados por IA. Assim, todas as suas postagens contarão com diversas reações e comentários, e dá para iniciar uma conversa sobre diversos assuntos.

Isso porque esses bots são programados para manter uma conversa e reagir a tudo que você posta, podendo tanto ser comentários positivos ou até mesmo críticas sarcásticas. De acordo com suas escolhas, eles não vão sempre concordar com você, o que é um fator importante para se ter uma discussão sobre algo.

O grande apelo aqui é que suas postagens sempre terão o máximo de atenção, é como se sentir viral ou até mesmo alguém importante dentro de uma rede social. E o melhor, não existem humanos reais para estragar o clima ou descer o nível como hoje em dia é tão comum.

Ou seja, enquanto as redes sociais normais como o Twitter e o Instagram focam principalmente na interação com outras pessoas, o SocialAI quer colocar o usuário como personagem principal dentro da sua plataforma. E isso fica muito claro desde o início: todos os outros perfis são bots.

Escolhendo seus “seguidores” no SocialAI

SocialAI

Um dos detalhes mais interessantes no SocialAI é que você pode personalizar e escolher quais os tipos de bots vão interagir com você, ou seja, como serão seus seguidores. Atualmente a plataforma já conta com uma grande diversidade de “tipos de seguidores”, como por exemplo “nerds”, “intelectuais”, “trolls”, até mesmo “conservadores”, “liberais” e “críticos sarcásticos”.

No total existem 32 tipos de bots que já estão disponíveis por lá, e esse número possivelmente vai aumentar com o tempo. É preciso escolher pelo menos 3 tipos para começar as postagens, mas não existe um limite máximo. Ou seja, já para escolher ter todo tipo de bot nos comentários, é só escolher todos os tipos.

Mas também dá para personalizar o tipo de experiência que você terá na rede social, já que você que “manda em tudo” ali. Então se você quer que suas postagens e pensamentos sejam sempre bem recebidos e elogiados, então é só escolher estilos de seguidores como “fãs”, “torcedores” e “encantadores”. Dessa forma, mesmo as suas postagens mais simples vão ter comentários como “Você está incrível” ou “Simplesmente deslumbrante”.

Já se você gosta de ser contrariado as vezes ou simplesmente quer gerar polêmica, dá para escolher também ter seguidores “sarcásticos” ou os famosos “trolls”, que com certeza vão apimentar os comentários com observações críticas ou debochadas. E ainda assim não chegarão nem perto do nível dos trolls de verdade no mundo online atualmente.

O mais interessante de tudo é que a SocialAI tem o intuito de se adaptar ao comportamento de cada usuário com o passar do tempo a partir de um aprendizado de máquina. Assim, as interações vão aos poucos sendo ajustadas de acordo com o tipo de conteúdo que você consome e até mesmo nos seus tipos preferidos de seguidores. É uma forma de personalizar ainda mais a experiência.

Privacidade garantida e liberdade total

SocialAI

Uma das grandes promessas do SocialAI é a privacidade total. Não há olhos humanos vigiando suas interações ou comentários. Isso significa que, apesar do visual semelhante às redes sociais clássicas, a nova plataforma se destaca por oferecer um espaço sem julgamentos ou consequências reais, o que permite que o usuário possa explorar melhor suas ideias sem medo de ser criticado publicamente.

Embora o conceito de interagir apenas com IA possa parecer estranho para alguns, ele pode ser bem libertador para quem procura por um espaço mais seguro onde cada palavra será respondida e onde não há a imprevisibilidade das interações humanas. No SocialAI, você está no controle total de sua experiência, com bots programados para se adaptar ao que você quer ver e ouvir.

A grande pergunta é: será que essa experiência social puramente artificial será satisfatória a longo prazo? Ou, no final das contas, o fator humano será sempre necessário para que uma rede social cumpra seu verdadeiro propósito? O SocialAI pode ser apenas o começo de uma nova tendência, ou um experimento curioso que logo será esquecido.

Fonte: Techcrunch, SocialAI

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X