Com a confirmação da participação da Sony na Toyko Game Show 2024, marcada para setembro, o assunto PS5 Pro ganhou força novamente. Será que a gigante japonesa irá utilizar esse evento finalmente oficializar esse console? E será que a versão aprimorada do PlayStation 5 ainda chegará ao mercado este ano?
São muitas dúvidas e especulações, insiders com acesso aos meandros da Sony seguem publicando o que eles obtém de informações sobre o tema. O conhecido insider Tom Henderson publicou recentemente em sua conta no X que o console pode não chegar ao mercado no prazo apontado inicialmente por ele mesmo e outros veículos de comunicação, como a Digital Fondry.
Inicialmente, o que se comentava era que o console chegaria ainda em 2024. No entanto, o panorama agora parece ser outro. Em resposta ao comentário de um usuário no X, Henderson escreveu “se for lançado este ano”, referindo-se ao PS5 Pro.
If it releases this year!
— Tom Henderson (@_Tom_Henderson_) July 17, 2024
Por que a Sony pode deixar o PS5 Pro apenas para 2025?
Vale recordar que 2025 é o ano de GTA VI, que analistas já projetam que tem potencial para ser o maior lançamento da história do mercado de jogos. Será que o PS5 Pro chegará ao mercado próximo ao cronograma de lançamento do próximo título da Rockstar? Indiscutivelmente, GTA será um grande chamariz de vendas para uma versão com hardware melhorado de um console. Um verdadeiro AAA capaz de vender um novo hardware.
Somado ao fato que o game não terá versão para PC em paralelo ao lançamento para PS5 e Xbox Series X. Portanto, aqueles que irão querer desfrutar do jogo em sua primeira fase de mercado, terão que recorrer aos consoles. A versão para PC será lançada posteriormente.
Oficialmente, a Sony não confirmou nem a existência do PS5 Pro. Mas, há alguns meses, correu a informação que a empresa já estaria investigando internamente os responsáveis pelo vazamento de informações sobre o novo console.
Segundo o próprio Tom Henderson, a Sony já entregou os devkits do PS5 Pro aos seus estúdios first paty no meio do ano passado. Já os estúdios third party teriam recebido o kit de desenvolvimento do console em janeiro deste ano.