Está lembrado que comentamos no mês passado que estava rolando na internet um rumor de que as novas placas de vídeo da NVIDIA, RTX 3000 (Ampere), em seu modelo de referência, iriam utilizar um novo conector de alimentação PCIe de 12 pinos? Bom, essa possibilidade está ganhando cada vez mais força, ainda mais com uma imagem que surgiu na plataforma de mídia social chinesa Bilibili que mostra um um adaptador para este conector de 12 pinos da Seasonic, uma das maiores marcas de fontes de alimentação do mundo.
Repare na imagem. A descrição fala de um conector Molex NVIDIA de 12 pinos. Quando surgiu essa informação de que a NVIDIA utilizaria um novo conector para dar conta de alimentar suas novas placas da série RTX, a companhia estava aguardando a aprovação da PCI-SIG, organização responsável por promover e padronizar a tecnologia PCI Express, para que esse conector especial fosse utilizado.
Este conector equivale a dois conectores de 6 pinos unidos, porém os pontos de conexão são diferentes, o que invalida o uso de dois conectores de 6 pinos convencionais juntos. Este novo conector mede 19 x 14 x 8,35 milímetros e será equipado com seis pinos de 12 volts e outros seis para aterramento. Cada pino de 12V deve suportar até 9 Amperes, isto equivale a 108 watts x 6: 648 watts. Esse seria o máximo que o conector poderia extrair. No caso do adaptador da Seasonic, ele transforma dois conectores de 8 pinos no conector de 12.
Vale reforçar que o uso deste conector estaria limitado ao modelo Founders Edition das RTX 3000, isto é, o modelo de referência, a placa que chega com specs e design assinados pela NVIDIA. Falando nisso, caiu na internet uma imagem do que seria a poderosa RTX 3090, com seus 12 GB de memória GDDR6X, ao lado de uma RTX 2080. O tamanho da RTX 3090 e o seu design, baseado em um grande bloco de dissipação, impressiona. Clique aqui conferir.
Outro detalhe que você pode observar na imagem do adaptador de 12 pinos da Seasonic é que na caixa está o seguinte lembrete: é recomendado uma fonte de 850W para utilizar este cabo.
Esse é mais um indicativo que as novas placas da NVIDIA vão vir com tudo em termos de consumo. Comenta-se que o desempenho da RTX 3090 pode ser entre 40% e 50% superior ao da RTX 2080 Ti, placa gamer da NVIDIA mais poderosa da atualidade, e que tem entre seus requerimentos o uso de no mínimo uma fonte de 650W.
Acompanhe o Hardware.com.br 😉
Inscreva-se em nosso canal no Youtube
Siga nossa página no Instagram, Facebook e Twitter