Rumor: NVIDIA pode utilizar conector de 12 pinos para a alimentação das novas RTX (Ampere)

Rumor: NVIDIA pode utilizar conector de 12 pinos para a alimentação das novas RTX (Ampere)

Algumas placas de vídeo necessitam de um conector de 6 pinos para alimentação, outras necessitam de até dois conectores PCIe de 8 pinos, e alguns modelos nem exigem o conector, já que a alimentação, na base de até 75W, é fornecida pelo próprio PCI-Express da placa-mãe. Com as novas placas da NVIDIA, baseadas na microarquitetura Ampere, deveremos ver um novo padrão de conexão: 12 pinos. 

De acordo com fontes ouvidas pelo site FCPowerUp, a NVIDIA está aguardando a aprovação da PCI-SIG, organização responsável por promover e padronizar a tecnologia PCI Express, para o uso deste conector de 12 pinos. Ele equivale a dois conectores de 6 pinos unidos. Este novo conector mede 19 x 14 x 8,35 milímetros e será equipado com seis pinos de 12 volts e outros seis para aterramento. Cada pino de 12V deve suportar até 9 Amperes, isto equivale a 108 watts x 6: 648 watts. Esse seria o máximo que o conector poderia extrair. Conectores atuais suportam até 6 amperes.  O codinome dessa placa gráfica que pode usar a nova interface seria PG142.

 

Embora lembre dois conectores de 6 pinos unidos, não será possível apostar no uso de dois conectores de 6 nas novas placas da NVIDIA, o uso do de 12 pinos é obrigatório pelo fato de cada ponto de conexão do conector ser diferente ao de 6 pinos, é realmente um novo padrão que a NVIDIA estaria apostando. Evidentemente, que algum tipo de adaptador deve ser fornecido na caixa do modelo Founders para que a placa possa ser utilizada com fontes atuais.

Aliás, esse conector seria algo exclusivo do modelo de referência da NVIDIA, o Founders Edition, as versões AIB, fornecidas pelos parceiros da companhia, como MSI, Gigabyte e ASUS, devem utilizar os conectores já encontrados nas fontes convencionais. Caso se confirme este novo conector, o mercado de fontes também poderia entrar nessa onda, principalmente os modelos full modular, aqueles que você pode retirar todos os cabos, poderíamos começar a ver fontes que oferecem cabos com esse novo padrão de conexão.

Com este novo conector, a espessura do cabo também seria maior, comparado aos cabos utilizados nos conectores de 6 pinos. Além desse cabo de 12 pinos, as novas RTX da NVIDIA também exigiram mais um conector de 4 pinos, firmando um arranjo 12+4 pinos, totalmente diferente ao que costumamos ver no mercado atualmente. Há uma expectativa que a RTX 3080 Ti atinja  um TDP de 350W – o TDP da RTX 2080 Ti de 250W. Essa nova placa seria 40% mais poderosa que a 2080 Ti.

O uso desse novo conector não seria a única novidade que veríamos em termos de atualização para fontes de alimentação. Vale recordar que a Intel está promovendo o padrão ATX12VO, que visa substituir o ATX de 24 pinos. Há alguns meses foi anunciado uma placa-mãe que já é compatível com esse novo padrão, a Z490 Phantom Gaming 4SR, da Asrock.

Com esse novo padrão, há um circuito de +12 V, bem como uma ou mais linhas de 12 volts. As tensões de +3,3 V e +5 V, necessárias para a alimentação de alguns componentes, são fornecidas pela própria placa-mãe. O tradicional conector de 24 pinos é deixado de lado, dando lugar à um conector de 10 pinos.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X