O retorno de Chaves e Chapolin para a TV aberta no Brasil, no SBT, foi marcada por uma boa dose de nostalgia e também pelo uso de um aparato tecnológico que ganha cada vez mais proeminência: a inteligência artificial. A emissora utilizou recursos de IA para tratar a imagem dos episódios.
No entanto, o resultado desagradou muita gente, devido ao “peso” na artificialidade, e a ausência de uma curadoria realmente profissional para notar que as modificações ainda precisavam de ajustes. Fizemos um artigo comentando sobre o uso da IA nos episódios de Chaves e Chapolin.
O SBT se pronunciou sobre o caso. Em nota enviada ao Canaltech, a emissora confirmou que irá manter o uso de IA nos episódios, e que recebeu vários feedbacks com sugestões de melhorias. Confira abaixo na íntegra:
“O uso de IA, visando a melhoria da qualidade de vídeo nos episódios de Chaves e Chapolin, tomou o cuidado de não alterar as características originais dos episódios, para melhorar a experiência da audiência. Foram utilizados recursos que permitem corrigir distorções provenientes do registro analógico em fitas, era normal na ocasião utilizar vídeo tapes que degradavam, adicionando ruídos, rotação de fase e outras instabilidades.
Estamos, através de IA, retirando os ruídos, recompondo as texturas, porém tomando o cuidado de não repintar os episódios. Porém, recebemos vários feedbacks com sugestões de melhorias no processo que serão levadas em consideração, sempre objetivando a reprodução tal como foi captada”.
Você também deve ver!