Parece até alguma das falas do Tio Patinhas em relação à sua fortuna, mas é a mais pura realidade. Devido ao bloqueio de canais da mídia russa no Youtube, o Google foi multado em 20 decilhões de dólares. Na nomenclatura numérica, é expresso da seguinte maneira: US$ 20,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000. O valor excede até mesmo todo o dinheiro existente no planeta.
O imgloio que ocasionou na multa impossível de ser paga começou quando o Youtube realizou o bloqueio do canal referente a emissora de TV Tsargrad, propriedade do empresário russo Konstantin Malofeev. O canal recebeu sanções dos EUA e realizou um apoio financeiro à invasão da Rússia na Crimeia em 2014.
O Google também realizou o bloqueio de outros 17 canais no Youtube pró-Kremlin. A lista de canais bloqueados inclui Zvezda (controlado pelo Ministério da Defesa russo) e o canal Russia 1. A ação do Google em bloquear aconteceu após as sanções internacionais impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia em 2022.
Você também deve ler!
PutinStation? Rússia confirma que desenvolverá seu próprio console
Rússia ameaça atacar cabos submarinos da internet e isso pode causar ‘apagão da rede’
A multa impagável
Inicialmente, o valor da multa era de 100 mil rublos, o equivalente a US$ 1.025 por dia. O valor que não foi pago foi dobrando a cada semana. E agora, segundo o governo Russo, o valor chegou aos tais 20 decilhões de dólares.
Alguns serviços do Google, como o mecanismo de busca e o próprio Youtube, seguem funcionando na Rússia, mas a companhia encerrou suas operações no país, com uma representação oficial local, em 2022. Cerca de 200 funcionários foi realocados e uma parcela dos colaboradores foram demitidas. Outras grandes empresas de tecnologia fizeram o mesmo, como a Microsoft e a Samsung.
O Google já deixou claro em outras situações que o litígio em curso sobre o banimento de contas associadas ao governo russo não representa um risco significativo para suas operações.