Parece que a NVIDIA está finalmente preparando o processo de descontinuação de suas GPUs topo de linha da família “Ada”. Estamos falando das GeForce RTX 4090 e RTX 4090D. Isso pode ser uma preparação para os lançamentos da próxima geração.
Leia também
RTX 4090 não consegue manter 60 frames em 4K no jogo Test Drive Unlimited
Homem compra RTX 4090 na internet e recebe caixa vazia; ele está há um mês tentando reembolso
RTX 4090 foi soberana
A GPU NVIDIA GeForce RTX 4090 foi lançada há quase dois anos (outubro de 2022) e manteve o trono das GPUs durante toda a sua vida útil. Não houve nenhuma placa da concorrência que enfrentasse a solução de jogos de ponta da NVIDIA, e parece que o campeão vai encerrar sua jornada de maneira semelhante.
Relatórios de canais de placas chineses sugerem que a NVIDIA e seus parceiros estão planejando encerrar a produção das GPUs GeForce RTX 4090 e RTX 4090D a partir do próximo mês.
Embora os planos ainda não tenham sido concretizados, é relatado que outubro marcará a descontinuação das placas gráficas de ponta e vários varejistas podem esperar escassez, já que as GPUs ainda estão muito em demanda, apesar de seus preços elevados. Inclusive, a escassez pode até levar a um aumento nos preços.
Espera-se escassez e alta demanda
Também é dito que o processo de descontinuação permitirá que os fabricantes parceiros reduzam seus estoques existentes de GPUs GeForce RTX 40 de alto nível e se concentrem nos lançamentos da próxima geração, que devem ocorrer nos próximos meses. A NVIDIA GeForce RTX 5090 substituirá a RTX 4090 globalmente, enquanto a RTX 5090D substituirá a RTX 4090D nos mercados chineses.
Em relação ao plano de descontinuação da RTX 4090 e RTX 4090D e ao fornecimento do mercado, preste atenção às seguintes informações importantes, retiradas de um site chinês:
“Não há informações públicas claras sobre o plano de descontinuação da RTX 4090 e RTX 4090D. Espera-se que a NV descontinue oficialmente a série RTX 4090 e 4090D em outubro e gradualmente digira o estoque após novembro até que a RTX 5090D seja lançada para assumir, e pode até não ser completamente conectada. Ao mesmo tempo, o mercado chinês possui apenas o modelo RTX 4090D. Se houver demanda, recomenda-se preparar-se cedo para evitar a falta de estoque após novembro, o que pode levar a um possível aumento nos preços de mercado.“
O que esperar da RTX 5090?
A GeForce RTX 4090 da NVIDIA foi realmente o maior aumento de desempenho em toda a linha RTX 40 e também é vista como a melhor SKU, que foi apenas um pouco alterada com a chegada da série “SUPER”, que ofereceu melhor valor do que seus irmãos não-SUPER.
Olhando para a concorrência, pode-se esperar que a próxima geração RTX 5090/5090D não enfrente nenhum desafio de concorrentes como AMD e Intel, pois eles estão mais focados no segmento mainstream e de alto nível e não vão atingir a NVIDIA no segmento entusiasta até que estabeleçam uma base sólida no mercado de jogadores em massa.
A RTX 5090 está se moldando para ser uma verdadeira fera em si, com TDPs sugeridos em torno de 600W e um design muito robusto com a nova memória GDDR7. Espere mais informações sobre as GPUs RTX 50 “Blackwell” nos próximos meses.
Fonte: gazlog
Deixe seu comentário