Uma grande ironia de mercado agora faz parte da AMD, em 2005 a companhia conhecida pelos seus microprocessadores resolveu investir US$ 5.4 bilhões para comprar a ATI, para inserir-se no mercado de placas de vídeo, alguns anos passado, e perante a crise eminente que a Advanced Micro Device enfrenta as estratégias estão mudando, e a principal novidade é criação de uma divisão independente da AMD, envolvendo justamente a área de chips gráficos, a nova divisão chamada Radeon Technologies Group, será o novo grupo da AMD que irá administrar os produtos gráficos da companhia.
A divisão Radeon terá liberdade para estabelecer estratégias dedicadas ao segmento de placas de vídeo e soluções gráficas, enquanto a AMD continuará seguindo com os microprocessadores. Dentre os produtos que a divisão independente estará cuidando de perto podemos citar por exemplo as placas para desktops, APUs, e soluções específicas, como é o caso dos processadores que e os consoles Xbox One e PS4.
Raja Koduri
A administração dessa divisão que é mais uma iniciativa da AMD para continuar competindo com a NVIDIA que a cada ano dita ainda mais as “regras do jogo”, ficará a cargo de Raja Koduri, engenheiro de software com 20 anos de experiência neste segmento. Koduri conhece muito bem o terreno que está pisando, já que além da AMD, teve uma curta passagem pela Apple, e pela própria ATI, que deu origem a Radeon.
Fonte(s): Venture Beat