Dados do site Reclame Aqui revelam que a Black Friday 2017 no Brasil registrou um aumento de 17,1% no número de reclamações em relação ao que foi registrado em 2016: 3.053 queixas na sexta-feira (24), contra as 2,9 mil do ano passado
O principal motivo das reclamações (14%) é aquele que você já está acostumado: propaganda enganosa. Divergências de valores e problemas na finalização das compras também foram apontados como problemas recorrentes nesta edição da Black Friday. Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame Aqui, diz que “o consumidor está mais preparado e aprendeu a detectar se as ofertas são verdadeiras ou não”. Celulares e smartphones são os produtos que aparecem no topo da lista dos que mais recebem reclamações, seguidos por TVs e perfumes.
Ranking das lojas com mais reclamações
- Americanas.com
- Magazine Luiza
- KaBuM!
- Submarino
- Casas Bahia
- Extra
- Netshoes
- WalMart
- Burguer King
- Shoptime
Uma das decepções dos consumidores é em relação aos descontos de 50%. O consumidor brasileiro estava esperando um numero maior de promoções com essa taxa de desconto. Mesmo com todos os problemas, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom) estima que o faturamento da Black Friday este ano fique na casa dos R$ 2,506 bilhões, 18% superior ao registrado em 2016.
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