48,3% dos produtos da edição 2017 da Black Friday no Brasil apresentaram descontos falsos

48,3% dos produtos da edição 2017 da Black Friday no Brasil apresentaram descontos falsos

Segundo um levantamento feito pelo site da Folha de S.Paulo, dos 719 itens colocado na edição desse ano na Black Friday brasileira 48,3% já haviam registrado preços mais em conta do que foi ofertado no dia 24, que é quando a Black Friday oficialmente começa. Dos 719 produtos analisados, 372 realmente apresentaram promoções reais (51,7%), enquanto 347 foram promoções falsas (48,3%)

Dentre as lojas participantes, Ponto Frio e Extra, foram as que mais apresentaram descontos falsos, 68,3% e 65,3%, respectivamente. A Via Varejo, responsável pela administração das Casas Bahia, Ponto Frio e do e-commerce do Extra, afirmou que os itens participantes da Black Friday estão sinalizados com o selo do evento, e que grande parte dos produtos pesquisados pelo veículo se trata de ofertasque não fazem parte da promoção da data ou são vendidos por parceiro do marketplace.

A variação de preço é tão absurda, que uma geladeira/refrigerador encontrada no Walmart por R$ 1.899,99 no dia 12, passou para R$ 2.908,22 durante a Black Friday. Aumento de 53% do preço. Em nota o Walmart explicou que cada empresa possui sua estratégia de preço e margem na Black Friday, o que significa que nem todos os produtos precisam estar necessariamente com descontos.

“Através da nossa comunicação no site, deixamos claro para o consumidor, através de selos informativos, os produtos que estão com descontos agressivos de Black Friday e também outros benefícios, como frete grátis, por exemplo.”

Outro exemplo citado é de uma lavadoura de roupas da Electrolux, de 16 Kg, vendida pelo Submarino. Na quinta-feira (23) o preço era R$ 1.530. No dia seguinte, dia da abertura oficial da Black Friday, o preço passou para R$ 1.597,e ainda recebeu o selo “freak out” (loucura). Em nota, o Submarino disse que todos os itens participantes da Black Friday possuem selo de identificação e são ofertados a preços menores ou iguais aos últimos 60 dias, “conforme carta compromisso publicada no site da marca.

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