Alguns gamers que já estão em posse do PS5 Pro estão reclamando que o console está entregando uma qualidade gráfica inferior, quando comparado ao PS5. Uma das primeiras estratégias com o novo console é a aposta em uma seleção de títulos que receberam um patch de aprimoramento, de modo a garantir uma qualidade superior ao console base; usando do hardware renovado presente no novo console. No entanto, o resultado está inconsistente e desagradando muitos daqueles que compraram o produto.
Segundo noticiou nosso coirmão, a Game Vicio, além de Silent Hill 2 Remake, em que suas inconsistências já tinham sido relatadas há duas semanas, algumas pessoas também notaram problemas no Star Wars Jedi: Survivor. Panorama que foi reforçado pela Digital Foundry, classificando a experiência do jogo no PS5 Pro, considerando o uso do recurso PSSR, como dramaticamente pior do que o antigo modo performance.
This is “PS5 Pro Enhanced.” This is false advertising, blatantly. This is WORSE standard PS5.
byu/USDOT insilenthill
Um dos trunfos da Sony para o novo console é justamente o PSSR, tecnologia que, em teoria, garantira que o console possa contornar certas limitações de hardware para garantir que certos objetivos em termos de resolução, qualidade da imagem e até mesmo taxa de frames por segundo possa ser alcançada, apostando em recursos como a questão do escalonamento.
Com as inconsistências geradas no PS5 Pro, o objetivo de alguns em rodar certos títulos em 60 quadros se transforma numa experiência desanimadora, dado os inúmeros artefatos na imagem. Ao partir para o modo que está balizado em 30 fps, a qualidade, o resultado entregue é superior, mas, dado todo o alarde feito nos materiais de divulgação, não é esse o resultado que aqueles que compraram o console nesse primeiro momento estão esperando.
Possível causa do problema
No ResetEra Forum, levantaram a possibilidade de que o problema esteja relacionado ao fato de que alguns games baseados em Unreal Engine e citados com as falhas, como Star Wars Jedi: Survivor, utilizam o SDK9, que inclui uma implementação mais antiga do PSSR. Para usar versões mais recentes e otimizadas do PSSR, é necessário um SDK mais avançado (SDK10 ou superior). Games baseados em Unreal Engine 5.5 já poderão se beneficiar de melhorias significativas no resultado da aplicação do PSSR.
We’re aware of issues with Star Wars Jedi: Survivor on PlayStation 5 Pro and are actively investigating.
— EA Star Wars (@EAStarWars) November 18, 2024
We’re working on it!
— Bloober Team (@BlooberTeam) November 18, 2024
Tanto a Bloober Team de Silent Hill 2 Remake quanto a Respawn de Star Wars Jedi Survivor já estão ciente dos problemas e estão trabalhando para encontrar uma solução.
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