A produção em massa de memórias DDR5 já está sendo feita por duas conhecidas fabricantes chinesas: a Netac e a Jiahe Jinwei.
Com latência CAS (timing) de 40-40-40, tensão nominal de 1,1V, as memórias DDR5 das duas empresas possuem 32 por módulo DIMM.
Outras marcas famosas, que, além da Netac e da Jiahe Jinwei, trabalham para iniciar a produção em massa desses produtos, ou estão em fase de avaliação tecnológica.
A Netac confirmou que já completou a fase de avaliação de suas memórias DDR5 em parceria com empresas que forneceram suas placas-mãe para testes, como a Asus e a MSI.
Segundo a Netac, o processo não apresentou problemas e foi satisfatório, pois as máquinas equipados com memórias DDR5 conseguiram realizar a inicialização do sistema operacional.
De acordo com o IT Home, a Jiahe Jinwei lançará suas memórias DDR5 através de sua marca gamer Asgard, que contaram com os chips de memória da Micron para fase de testes. Quem conhece a empresa, deve se lembrar do anúncio sobre a produção em massa de SSDs voltados à mineração de criptomoedas. Leia mais sobre o assunto aqui.
![Produção em massa das memórias DDR5 já começou 1 produção memórias DDR5](https://www.hardware.com.br/300x225/filters:fill:(white):upscale:():format:(jpeg)/@/static/wp/2021/04/28/jiahe-jinwei-1.jpg?fit=scale)
A maior vantagem das memórias DDR5 é que as frequências serão aumentadas para 4800 MHz sem overclock. Os processadores Alder Lake, da 12ª geração da Intel, serão compatíveis com essa frequência.
Além disso, em comparação com a DDR4, a DDR5 irá diminuir a tensão elétrica e aumentar as capacidades técnicas, com o circuito de energia em cada módulo. Na DDR4, a fonte de corrente de energia é transmitida pelo chipset da placa-mãe.
Outra fabricante chinesa que está produzindo memórias RAM DDR5 é a Crucial. Em fotos vazadas pelo site XFastests, tais componentes aparecem já em fase de distribuição às lojas.
![Produção em massa das memórias DDR5 já começou 2 produção memórias DDR5](https://www.hardware.com.br/300x225/filters:fill:(white):upscale:():format:(jpeg)/@/static/wp/2021/04/28/ddr-5-crucial.jpg?fit=scale)
As memórias da Crucial utilizam circuitos integrados da Micron, que também revelou a produção em massa de memórias RAM DDR5.