O Windows XP, um dos sistemas operacionais mais lembrados da história, lançado pela Microsoft em 2001 e que, desde abril de 2014, encerrou seu ciclo de vida útil de mercado, já que o processo de liberação das atualizações foi finalizado, ainda é presença garantida nos computadores de muitas empresas e até de líderes de estado. Uma foto recente revelou que Vladimir Putin, presidente da Russia, utiliza essa versão do Windows na residência oficial de Novo-Ogaryovo em Moscou.
Assim como a Rússia adota suas próprias diretrizes para lidar com a internet e tecnologia de forma geral o uso do Windows XP, um sistema completamente obsoleto em termos de tecnologia e segurança dos dados, também tem uma justificativa. Essa versão do Windows, que ainda detém uma quota de mercado de 2.29%, de acordo com a NetMarketShare, continua sendo utilizada porque foi a última versão de um sistema operacional da Microsoft que teve permissão da Russia para funcionar nos computadores de membros importantes do estado.
As versões mais novas do Windows são aplicadas em computadores que não contam com acesso a segredos da segurança nacional. Os computadores dos funcionários públicos na Russia rodam o Windows 10, enquanto as máquinas dos membros do alto escalão do governo, que guardam documentos fundamentais, como os arquivos do Ministério da Defesa e práticas miliares, rodam com o Windows XP!
Não é preciso nem entrar nos méritos dos problemas de segurança que o uso do WIndows XP em pleno 2019, quase 2020, acarreta, mas Putin pode se livrar em breve do pinball, paciência e o clássico papel de parede com aquele gramado perfeito, já que os planos da Rússia é que pelo menos 80% dos computadores pertencentes ao Kremlin passem a rodar uma distro Linux, a Astra Linux, até o fim deste ano.
Essa versão do Linux foi a única a receber certificados da inteligência russa em relação a sua segurança. No entanto, de acordo com informações da Open Media, o Kremlin ainda não publicou nenhuma informação sobre a compra de software pelo escritório do presidente.
Você também deve ler!
Maior porta-aviões do Reino Unido utiliza o Windows XP