De acordo com a empresa de inteligência de mercado Pelham Smithers Associates o PlayStation 5 pode custar US$ 399, o mesmo preço de anúncio do PS4 e sua versão Pro.
Já foi confirmado que o PlayStation 5 utilizará SSD, terá suporte para a resolução 8K, Ray Tracing e utilizará processador e chip gráfico da AMD. De acordo com a empresa que fez a estimativa do preço o console seria equipado com uma APU ainda não anunciada pela AMD, o Ryzen 3600G. Esse chip é baseado na microarquitetura Zen 2 e utiliza o processo de fabricação de 7nm.
A previsão é que esse processador chegue ao mercado até o fim de 2019. O preço estaria entre US$ 180-200. Já no caso do PlayStation 5 ele deve ser lançado apenas em 2020. O potencial gráfico do console ficará a cargo de uma solução personalizada baseada na microarquitetura Navi, que também será revelada pela AMD este ano, comenta-se que as primeiras placas de vídeo Navi serão apresentadas durante a E3 2019, que acontece em junho.
Evidentemente que para deixar o preço competitivo no mercado, a Sony terá que fazer algumas concessões. Embora a companhia fale do uso de um SSD, especula-se que na verdade o console viria com uma solução híbrida, o SSHD, que une os dois mundos, o HD e o SSD. Porém como o custo dos SSD está caindo abruptamente pode ser que a companhia opte realmente por um SSD “puro”.