Phil Spencer, presidente do XBOX, confirmou que o streaming de jogos da Microsoft, xCloud, chegará para os consoles XBOX e para o PC.
O serviço de streaming faz parte do XBOX Game Pass Ultimate, mas só pode ser acessado por dispositivos smarts, como TVs e celulares, e não no XBOX e nos PCs.
O chefão do XBOX respondeu a um comentário no Twitter de um usuário que sugeria que o serviço de streaming estivesse presente nos consoles e no PC. Phil Spencer afirmou que o XBOX já está trabalhando nisso, embora não seja uma grande prioridade.
https://twitter.com/XboxP3/status/1313669828066992128
Certamente, o fato dos novos consoles XBOX Series X e S estarem bem próximos do lançamento explica o fato de o streaming não ser a maior prioridade.
xCloud
A Microsoft abandonou o nome xCloud e lançou o serviço inserido no XBOX Game Pass Ultimate, que é o plano mais caro de seu serviço de assinaturas. A empresa utilizou o nome xCloud durante o desenvolvimento do serviço.
O serviço permite que os usuários joguem vários lançamentos no celular ou no tablet, pois a biblioteca do Game Pass conta com mais de 100 títulos disponíveis.
Se você tiver uma boa internet e um controle compatível, é possível jogar Gears 5 e outros grandes jogos pelo celular.
O xCloud no PC iria trazer diversas vantagens, pois seria possível reproduzir jogos sem ter um computador muito avançado. Além disso, o valor seria muito menor do que comprar um PC robusto porque a assinatura do XBOX Game Pass Ultimate custa R$30,00.
Tecnologia 8K e Ray Tracing
Em entrevista ao Wired, Phil Spencer disse que a tecnologia 8K ainda está longe de ser o padrão nos videogames.
O presidente do XBOX disse isso ao comentar sobre o Ray Tracing nos jogos para console, que, segundo ele, apresenta um desempenho “irregular”.
Embora os novos consoles apresentem compatibilidade com monitores e TVs 8k, Phil Spencer afirma que a capacidade de reprodução dos aparelhos ainda está em desenvolvimento. Segundo ele, irá demorar anos até que a tecnologia 8K se torne o padrão nos videogames.
No entanto, no PC a Nvidia já conseguiu avançar bastante na tecnologia de Ray Tracing com as suas RTXs. Além disso, a RTX 3090 – modelo mais caro da nova geração – conseguirá reproduzir alguns jogos com a resolução 8K.