Paint 3D será descontinuado em novembro, confirma Microsoft

Paint 3D será descontinuado em novembro, confirma Microsoft

O Paint 3D chegou com o intuito de ser uma das maiores inovações da Microsoft para o aplicativo Paint, mas infelizmente ele não agradou tanto assim. E, diante do número baixo de usuários que ainda utilizam o aplicativos, ele está chegando ao fim.

A Microsoft anunciou que o Paint 3D será removido da Microsoft Store no final deste ano e não receberá mais suporte. Lançado originalmente como parte da estratégia da Microsoft de focar em criadores com o Windows 10, o Paint 3D chegou a ser considerado o substituto do MS Paint tradicional. No entanto, essa jornada está prestes a terminar.

Leia também:

Crescimento lento: Windows 11 está em menos de 30% dos computadores
Tudo o que você precisa saber sobre o Windows 11 adaptado para a arquitetura ARM

O fim de uma era

Paint 3D

O Paint 3D foi apresentado como uma evolução do clássico Paint, com o objetivo de trazer uma nova dimensão de criação para os usuários. Com ele, era possível criar e manipular objetos 3D de maneira simples e acessível. A ferramenta foi bastante promovida como parte do pacote de inovações do Windows 10, voltado para criadores e designers que buscavam explorar novas formas de expressão digital.

Mas a jogada não deu tão certo assim. Em uma nota oficial de suporte, a Microsoft confirmou que “o Paint 3D está obsoleto e será removido da Microsoft Store em 4 de novembro de 2024”. Os usuários do aplicativo também começarão a ver um aviso dentro do próprio Paint 3D sobre o fim do suporte, como um alerta para a mudança que acontecerá em alguns meses.

Alternativas e recomendações para quem usa o Paint 3D

Paint no windows 11

Com a descontinuação do Paint 3D, a Microsoft está recomendando que os usuários que ainda precisam visualizar conteúdo 3D instalem o aplicativo 3D Viewer. Essa ferramenta continuará disponível para aqueles que dependem das capacidades 3D para seus projetos.

E, mesmo que o Paint 3D chegue ao fim, o Paint tradicional segue vivo e forte, já que a Microsoft tem direcionado seus esforços para aprimorar o aplicativo no Windows 11.

Recentemente, a empresa adicionou alguns dos melhores recursos do Photoshop ao aplicativo Paint, além de atualizá-lo com funcionalidades alimentadas por inteligência artificial. Isso mostra que a empresa ainda tem planos para manter seu aplicativo principal de edição de imagens ainda vivo e relevante no sistema operacional, mesmo que conte com um cenário mais exigente.

Outros recursos descontinuados

O Paint 3D é apenas o mais recente exemplo de como a Microsoft tem descontinuado gradualmente alguns de seus recursos e aplicativos no Windows. No ano passado, o Windows Mixed Reality sofreu um destino semelhante, sendo abandonado pela empresa. Além disso, a integração do Microsoft Teams foi removida do Windows 11, e, em 2024, a Microsoft também encerrará o suporte para aplicativos Android no Windows 11.

Essas decisões não são tão surpreendentes assim, já que é previsível que a empresa prefira concentrar seus esforços nas áreas que são mais relevantes e populares entre os usuários atuais e eliminar algumas funcionalidades que perderam a relevância ao longo do caminho.

Fonte: TheVerge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X