OpenSUSE 12.2 com suporte completo a ARM

Um post de Andrew Wafaa na lista do OpenSUSE-ARM revelou planos para suporte completo à plataforma ARM no OpenSUSE 12.2 e versões subseqüentes, o primeiro passo para que a distribuição seja capaz de concorrer com o Ubuntu e outras distribuições que já oferecem  um suporte maduro à plataforma.

armopensuse

 

A versão utilizará o XFCE como desktop padrão (no momento ele é o único ambiente desktop do repositório que compila sem erros sobre a plataforma) e os desenvolvedores estão fazendo um trabalho extensivo de emagrecimento, para reduzir o consumo de memória e processamento do sistema.

Embora desenvolver e manter um port ARM de uma grande distribuição Linux não seja um trabalho trivial, os sucessivos anúncios de distribuições com suporte completo à plataforma, com ports que incluem não apenas o núcleo do sistema, mas também a maior parte dos softwares, mostram como o Linux está em boa forma no que diz respeito à portabilidade para outras plataformas. Com o maior foco na plataforma, cada vez mais desenvolvedores tendem a desenvolver aplicativos capazes de compilarem e rodarem sobre ambas as plataformas, sem falar de bibliotecas e frameworks. Dentro de pouco tempo é provável que cheguemos a um ponto em que você poderá rodar sua distribuição Linux preferida tanto sobre um computador x86 quanto um ARM, dispondo de rigorosamente os mesmos recursos.

Esta flexibilidade pode fazer com que o Linux ganhe a batalha com o Windows 8 no ARM, já que o sistema da Microsoft roda de forma bem mais limitada sobre a plataforma, sem suporte a aplicativos x86 de legado e nem mesmo suporte ao port de aplicativos desktop, oferecendo suporte apenas a aplicativos metro distribuídos através da própria loja da Microsoft. Coloque iniciativas como o Ubuntu for Android no bolo e podemos ver que o Linux tem chances reais de se sair bem nessa nova fronteira. 

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!