Oficial: PlayStation 5 será lançado no fim de 2020

A gigante japonesa Sony confirmou que seu próximo console, o PlayStation 5 será lançado no final de 2020. Há alguns meses a companhia confirmou alguns parâmetros técnicos do novo PlayStation, como, por exemplo, o suporte para resolução 8K, Ray Tracing e SSD como unidade de armazenamento.

No blog oficial do PlayStation, Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, oficializou o anúncio da data de lançamento:

Hoje tenho orgulho em dizer que nosso console de nova geração será chamado PlayStation 5, e vamos lançá-lo na época das Festas de Fim de Ano em 2020″, escreveu. “Estas atualizações podem não ser uma grande surpresa, mas queríamos confirmar a nossos fãs de PlayStation, enquanto começamos a revelar detalhes adicionais sobre nossa visão para a próxima geração.”

Assim como vimos cm os dois consoles de “meia geração”, Xbox One X e PlayStation 4 Pro, os novos “brinquedinhos de entretenimento e games” da Microsoft e Sony irão apostar em um hardware poderoso, que, combinado com a otimização do desenvolvimento dos games para um conjunto de especificações fechadas, promete elevar ainda mais o potencial gráficos dos títulos que estão por vir. Além é claro de finalmente tornar o SSD uma realidade como a unidade padrão de armazenamento, reduzindo drasticamente o tempo de carregamento, quando comparado com o HD.

Falando especificamente do PlayStation 5, ainda não é possível cravar qual será a base do hardware do console. O que está certo é que irá se tratar de uma solução de CPU e GPU personalizada, produzida pela AMD. O processador será um modelo octa-core da família Ryzen de terceira geração, baseado na microarquitetura Zen 2, enquanto a GPU, o timão para o resultado final do potencial gráfico do console, será da família Radeon, é bem provável que seja baseada na arquitetura RDNA, base para a Radeon RX5700 e RX 5700 XT, e também para a Radeon RX 5500.

A imersão que o PlayStation 5 promete oferecer ao jogador não será apenas na tela, mas também no controle. O console terá um novo joystick (provavelmente receberá o nome de DualShock 5), que irá contar com resposta háptica nos gatilhos, melhorando os efeitos gerados na transmissão de certas sensações que o game está tentando passar, experiência bem mais ampla do que uma simples vibração.

70 3

Exemplo, quando o jogador passar por uma superfície arenosa o controle se comportará completamente diferente de quando o personagem estiver em uma superfície gelada. “Você pode até sentir uma variedade de texturas enquanto corre por descampados ou marcha pela lama.”, comenta Ryan em entrevista para a revista Wired. O executivo também diz que o controle terá um conector USB Tipo-C, além de um aprimoramento no alto-falante e microfones. A interface do usuário será alterada, exibindo bem mais informações sobre jogos e outros elementos, comparado ao PS4.

Vale reforçar que o design da patente do PlayStation 5 registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), causando um alvoroço de críticas por sua estética incomum, trata-se apenas da versão para desenvolvedores. O design da versão comercial do PlayStation 5 ainda é uma incógnita.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!