A empresa de análise de mercado Jon Peddie Research (JPR) divulgou os números sobre o resultado do mercado de chips gráficos no último trimestre de 2020. O cálculo da análise leva em consideração tanto as GPUs que são integradas nas mais variadas placas de vídeo offboard do mercado como também as unidades gráficas integradas diretamente no processador.
De acordo com a JPR, as entregas agregadas de soluções gráficas em outubro-dezembro aumentaram 29,1% em comparação com o mesmo período de 2019, e a Intel é responsável pelo maior aumento.
No recorte de apenas GPUs para o mercado de PCs, a Intel registrou crescimento de 62% no terceiro trimestre de 2010 para 69% no quarto trimestre. NVIDIA e AMD decaíram neste mesmo período. A participação da AMD passou de 19% no Q3 para 17% no Q4. Já a NVIDIA caiu de 19% para 15%.
Este crescimento significativo da Intel tem relação com a procura mais intensa por dispositivos como noteboks que, na grande maioria dos casos, conta apenas com o chip gráfico integrado do próprio processador.
A JPR diz que as remessas de notebooks em 2020 cresceram 49%, atingindo 230 milhões de dispositivos. Embora o mercado de GPUs tenha crescido 20,5% no quatro trimestre de 2020, o segmento de placas discretas, isto é, aquelas que são conectadas diretamente a um barramento na placas-mãe, no caso do PCIe, apresentou queda de 3,9% em relação ao trimestre anterior.
Olhando o recorte das GPUs discretas, a supremacia da NVIDIA se mantém. A gigante responsável pela família de placas GeForce ostentou uma quota de mercado de 82%. A AMD vem logo em seguida com 18%.
A Intel está se preparando para brigar também nesta faixa de mercado. Com sua arquitetura escalável Xe, a Intel está retornando para o mercado de placas de vídeo discretas, englobando soluções tanto para o mercado corporativo quanto o universo gamer/produtividade, concorrendo diretamente com NVIDIA e AMD.
É realmente um retorno, já que em 1998 a Intel deu seu primeiro passo no mercado de placas de vídeo dedicadas, com a i740. Foi a partir do fracasso com este modelo que a Intel se voltou ao desenvolvimento de chips gráficos embarcados em seus processadores. Leia mais sobre a i740 aqui.