NVIDIA e AMD firmam parceria em torno dos processadores EPYC de 5ª geração

AMD e NVIDIA firmaram uma parceria estratégia em torno do mercado de HPC, computação de alto desempenho. A quinta geração dos chips EPYC, codinome Turin, serão integrados nos clusters HGX e MGX da NVIDIA. Uma combinação das CPUs AMD com GPUs da NVIDIA.

hgx ai supercomputer og
HGX

O mercado de servidores é de suma importância para ambas, principalmente neste momento com o boom da IA. A NVIDIA é a grande fornecedora de soluções dedicadas para inferência de IA. A NVIDIA é o grande nome nesse mercado de soluções de chips gráficos que alimentam servidores de companhias referências neste segmento, como a OpenAI, responsável pelo ChatPT.

A AMD também vem promovendo avanços importantes no setor. Não apenas nas soluções em torno de CPU, mas também de GPU, com a linha Instinct. Lisa Su, que completou recentemente 10 anos no posto de CEO da AMD, disse que a empresa está focada no avanço da sua participação no segmento de data centers. Esse mercado já representa mais de 50% da renda da AMD. Os chips EPYC já são usados em mais de 350 plataformas OEM, e sua participação de mercado aumentou para 34%.

11105115338060

A quinta geração dos EPYC é desenvolvida com base na arquitetura Zen 5 e serão oferecidos em configurações que irão variar entre 8 e 192 núcleos. Divididos em duas famílias: TuriN (opções com até 128 núcleos Zen 5 e até 512 megabytes de cache L3) e Turin Dense (opções com até 192 núcleos Zen 5c e até 384 megabytes de cache L3)

O socket será o mesmo dos EPYC 9004, o SP5. Os chips trabalham com chips DDR5 no modo de 12 canais e o TDP é de 500W.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!