A Valve Corporation, empresa dona da Steam, maior loja de jogos do mundo, divulgou o relatório da pesquisa de hardware e software referente ao mês de outubro de 2022. Todos os meses a empresa faz uma pesquisa para saber qual o hardware e o sistema operacional utilizado por seus usuários.
No relatório do mês de outubro, no entanto, um dado chamou a atenção. O número de usuários do Windows 11 de 64 bit caiu. Isso mostra que os jogadores estão preferindo outros sistemas.
Leia também
Windows 7 é mais usado que Windows 11 em empresas
Steam Deck: Tudo o que você precisa saber sobre o portátil da Valve
Windows 10 é o preferido dos gamers
Nesta página você consegue ver todos os relatórios. Ao clicarmos no que se refere aos sistemas operacionais, vemos que o Windows 11 64 bit foi usado por 24,22% dos jogadores. Isso representa uma queda de 1,54% em relação ao mês de setembro. O Windows 11 vinha de uma crescente de dois meses. Em setembro ele alcançou 25,76% de utilização.
O Windows 10, por sua vez, segue soberano. A taxa de utilização dele é de mais de 70% há vários meses. Em outubro, 71,41% dos usuários estavam usando o Windows 10 64 bit. Isso representa uma alta de 0,37% em relação ao mês de setembro.
Curiosamente, o Windows 7 ainda tem uma participação relevante. No mês de outubro ele foi usado por 3,72% dos jogadores. Para um sistema operacional com mais de uma década de idade, essa é uma porcentagem de uso alta. O Windows 7 teve um aumento de 1,23% em relação ao mês de setembro.
NVIDIA e Intel são as preferidas dos jogadores
No que diz respeito às placas de vídeo, a NVIDIA domina completamente. As 16 primeiras posições do ranking são ocupadas por GPUs da NVIDIA. No mês de outubro, a mais usada foi a GeForce GTX 1060. Em segundo lugar aparece a RTX 2060 e em terceiro está a GTX 1650.
No quesito processadores, a AMD também não tem vantagem. 70,99% dos jogadores utilizam processadores Intel. Inclusive, no mês de outubro, houve um aumento de 2,26%. Do lado da AMD, apenas 28,99% dos jogadores possuem chips da empresa. E em outubro houve um decréscimo de 2,25%. Ou seja, quem usava AMD trocou por chips da Intel.
A pesquisa realizada pela Valve Corporation é voluntária e anônima. Ou seja, não tem como identificar usuários específicos com base nos dados. Tanto a Vale quanto os estúdios que criam os jogos usam estes dados para tomar decisões sobre quais tecnologias utilizar em seus jogos.
E por aí? Você usa o PC para jogar na Steam? Qual o seu processador e placa de vídeo? E você já migrou para o Windows 11 ou ainda está apegado ao Windows 10?
Fonte: Steam