O usuário do Twitter VWorld postou dois vídeos em que é exibido o resultado de um overclock realizado em um processador que faz parte de uma nova família de chips da Intel: Rocket Lake-S, que, em ordem da família Core, integra a 11ª geração. O overclocker alcançou impressionantes 6,9 GHz (mais precisamente 6.923 MHz) usando nitrogênio líquido (LN2). Além disso, a memória foi overclockada para 6666 MHz efetivos a 1,83 V.
Os chips de 11ª geração já estão no mercado, porém apenas em suas versões para dispositivos móveis (família de processadores Tiger Lake). As versões para desktop, que inclui o chip utilizado nessa demonstração do potencial de overclock, devem ser anunciadas na CES 2021 na próxima semana.
Em relação ao overclock alcançado, infelizmente não foi revelado qual overclocker esteve envolvido nesse procedimento, assim como qual o processador da série Rocket Lake-S foi utilizado. O mais provável é que o processador em questão seja o Core i9-11900K.
技嘉內部不知名CPU超頻影片流出, 應該是Z590搭11代CPU?#GIGABYTE #AORUS #INTEL #Z590 @AorusOfficial @LinusTech @tomshardware @VideoCardz @TweakTown@OfficialPCMR @anandtech @HEXUSNET pic.twitter.com/GQc9IyLMMJ
— VWorld (@PttpcWorld) January 8, 2021
另外影片在這 pic.twitter.com/V49nXm7CwN
— VWorld (@PttpcWorld) January 8, 2021
Alguns indícios apontam nessa direção: processador da série K, isto é, multiplicador desbloqueado para overclock ; a interface do CPU-Z exibida no vídeo revela o suporte as instruções AVX512F e SHA, já confirmados anteriormente como mapeadas pelos processadores Rocket Lake-S ; confirmação de 8 núcleos físicos, informação que bate com as supostas especificações do Core i9-11900K. De acordo com os rumores as especificações base deste procesador são as seguintes: 8 núcleos/16 threads, clock base 1,8GHz, boost de 4,5GHz em um núcleo e 4,0GHz em todos os núcleos.
Você também deve ler!
Linus Torvalds, criador do Linux, critica Intel e elogia AMD
Intel se prepara para lançar notebooks com tela flexível
De acordo com um vazamento que partiu da MSI, uma das parceiras da Intel em relação ao desenvolvimento de placas-mãe com chipets compatíveis aos processadores, a nova gama de processadores da Intel para desktop devem chegar ao mercado no final de março. Serão três novas opções de chipset: Z590, B560 e H510. Placas-mãe atuais para Intel, baseadas nos chipsets da série 400, também serão compatíveis com os processadores Intel Core de 11ª geração.