O Switch já está no mercado há bastante tempo, e por isso muitos jogadores vieram ao longo desses anos colecionando uma infinidade de jogos da empresa. E para quem estava preocupado com o destino desses jogos, a boa notícia é que eles poderão ser usados no Switch 2.
A novidade foi confirmada oficialmente pela Nintendo em um anúncio inesperado, mas que acabou trazendo alívio para muitos fãs da empresa que já estão se preparando para adquirir o sucessor do seu console portátil de sucesso, mesmo que ainda não haja uma data certa para o seu lançamento. Ainda.
Leia também:
Com cenários desenhados a mão, Voidwrought, o metroidvania de horrores cósmicos, já está disponível para PC e Nintendo Switch
LEGO A Lenda de Zelda – Árvore sagrada chega ao Brasil, mas custa mais do que um Switch OLED
Compatibilidade retroativa é uma novidade bem vinda
Com a chegada cada vez mais próxima do novo Nintendo Switch que atualmente está sendo conhecido apenas com Switch 2, muitos fãs da empresa estão ansiosos para descobrir o que a nova geração do console portátil da Nintendo vai trazer de novo.
Porém muitos também ficaram preocupados em relação à biblioteca de jogos já colecionada ao longo dos anos de existência do Switch. Embora a retrocompatibilidade possa parecer algo óbvio, na verdade não é. Principalmente se falando de Nintendo.
Isso porque no passado, em muitos casos, a empresa preferiu iniciar uma nova geração de console com uma plataforma totalmente diferente, o que acabava forçando os jogadores a investir em novos jogos ou até mesmo ter que comprar novamente seus jogos preferidos.
Exemplos disso foram o Nintendo 64 e o SNES, onde a biblioteca de jogos ficou restrita a cada console, o que permitiu à Nintendo revender clássicos, como Super Mario Bros. 3, em diversas plataformas ao longo dos anos.
Essa é uma estratégia benéfica para a empresa, já que tem mais lucros, mas não é boa nem para os consumidores que precisam gastar mais dinheiro ou manter consoles antigos pra aproveitar seus jogos preferidos, e nem para a própria preservação dos jogos, já que os títulos mais antigos se tornam inacessíveis.
Mas ao menos com o Switch 2 a Nintendo parece ter aprendido a lição. Embora a compatibilidade retroativa não garanta sucesso (o Wii U que o diga), ela é um recurso bem-vindo para consumidores e para o mercado de jogos.
This is Furukawa. At today's Corporate Management Policy Briefing, we announced that Nintendo Switch software will also be playable on the successor to Nintendo Switch. Nintendo Switch Online will be available on the successor to Nintendo Switch as well. Further information about…
— 任天堂株式会社(企業広報・IR) (@NintendoCoLtd) November 6, 2024
“Aqui é Furukawa. Na Reunião de Política de Gestão Corporativa de hoje, anunciamos que os jogos do Nintendo Switch também poderão ser jogados no sucessor do Nintendo Switch. O Nintendo Switch Online também estará disponível no sucessor do Nintendo Switch. Mais informações sobre o sucessor do Nintendo Switch, incluindo sua compatibilidade com o Nintendo Switch, serão anunciadas em uma data posterior.”
O Switch já conta com uma biblioteca inovadora
No caso do Switch, a notícia é ainda melhor visto que o console já conta com uma biblioteca de jogos vasta e que atualmente é um dos seus maiores atrativos. Desde 2017, o Switch acumulou um impressionante catálogo com sucessos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Animal Crossing: New Horizons, Super Mario Odyssey, Super Smash Bros. Ultimate e vários jogos do universo Pokémon. Sem contar vários ports de outros jogos de sucesso (embora os ports do Nintendo Switch definitivamente não sejam o seu ponto forte).
Ainda assim, essa biblioteca vasta resultou em um recorde histórico: o Switch vendeu mais jogos do que qualquer outra plataforma da Nintendo, com 1,3061 bilhão de unidades de software vendidas. Além disso, a empresa também revelou que o Switch é o hardware da empresa em que mais softwares foram jogados.
Ironicamente, o próprio sucesso do Switch foi, em parte, facilitado por sua falta de compatibilidade retroativa. Como o Switch não rodava jogos de sua geração anterior, a Nintendo foi capaz de relançar vários títulos do Wii U, garantindo um fluxo contínuo de lançamentos que, além de renovar o interesse por clássicos, atraiu um público novo. Um dos maiores sucessos do Switch, Mario Kart 8 Deluxe, é um port aprimorado de um título originalmente lançado no Wii U.
Empresa continua lançando grandes jogos atualmente
Com a decisão de suportar a compatibilidade retroativa no próximo console, a Nintendo oferece grandes benefícios para consumidores e para o próprio mercado. Para aqueles que já possuem um Switch, a transição será mais suave, já que os jogos que compraram estarão imediatamente disponíveis na nova plataforma. Para os novos jogadores, a ampla biblioteca de jogos do Switch será acessível desde o primeiro dia, aumentando o apelo do novo console.
Essa decisão também explica por que a Nintendo continua a lançar grandes títulos mesmo com a chegada iminente do sucesso do Switch. Agora está mais claro do que nunca que as pessoas que estão aguardando a chegada do novo Switch podem comprar as novidades em jogos sem medo.
Em 2024, jogos como Mario & Luigi: Brothership, Princess Peach: Showtime e The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom foram lançados e, provavelmente, ainda terão uma vida útil significativa, se beneficiando da compatibilidade com a próxima geração. A Nintendo também tem outros lançamentos importantes planejados para o futuro, incluindo Metroid Prime 4: Beyond, Pokémon Legends: Z-A e Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition.
Nintendo ficando cada vez mais unificada
A Nintendo tem investido em uma estratégia de unificação de suas ofertas, tanto no hardware quanto nos serviços. Desde que uniu suas divisões de desenvolvimento de jogos portáteis e de consoles, a empresa foca em uma linha de produtos coesa.
A chegada de serviços de longa duração, como o novo aplicativo de streaming de música Nintendo Music, também deixam claro que a empresa está caminhando por uma estrada para expandir o ecossistema do Switch para além de uma única plataforma. Agora, a Nintendo oferece um sistema de contas interligado, permitindo que os jogadores acessem seus conteúdos e jogos em várias plataformas, provando essa nova abordagem unificada.
Switch 2 será revelado no começo de 2025
Ainda de acordo com a Nintendo, o Switch 2 ainda está planejado para ser revelado oficialmente pela empresa durante esse ano fiscal, que acaba no final de março de 2025, então é provável que a empresa vá começar a apresentar informações oficiais sobre o hardware no começo do ano que vem.
Fonte: TheVerge
Deixe seu comentário