Há alguns meses, publicamos um artigo que levantou a seguinte questão: por que a Netflix segue cobrando uma mensalidade mais cara pelo plano que dá acesso aos vídeos na resolução 4K, sendo que seus principais concorrentes trazem esta resolução como padrão.
Em meio ao tema, lembramos outro ponto que era ainda mais constrangedor. Em pleno 2022, a Netflix seguir investindo na resolução 480p no seu plano mais básico.
Um plano em 480p (854 x 480 pixels) é limitante sob diversos aspectos. Além da baixa resolução, a experiência ao assistir numa tela grande é decepcionante. Era basicamente um plano que poderia fazer um certo sentido apenas aos assinantes que iriam assistir em dispositivos como smartphones. Até mesmo em termos de comunicação, considerando a escalada de resolução, o plano da Netflix em 480p não fazia sentido: plano premium: 4K / plano intermediário: Full HD / plano básico: SD (480p).
Com a confirmação do novo plano da gigante do streaming, o modo “Básico com anúncios”, a empresa finalmente se livrou da baixíssima resolução para a reprodução das produções disponíveis no catálogo. Entretanto, a medida veio tão, mas tão fora de timing, que mesmo assim ainda soa mal.
Tanto o plano “Básico com anúncios” quanto o “Básico” adotarão a resolução 720p, o famoso HD. É um upgrade com cara de “não saimos do mesmo lugar”, considerando os avanços e massificação em termos de resolução na maioria dos dispositivos e até mesmo em conectividade.
Além dos dois planos mencionados acima, a Netflix também seguirá com o plano “padrão”, em que a resolução é 1080p e o “premium”, que libera acesso às produções em 4K e com HDR.
Plano Básico com anúncios
A partir do dia 3 de novembro estará disponível no Brasil, e em mais 11 países, o novo plano da Netflix, o “Básico com anúncios”, que investe na nova estratégia da companhia: oferecer um plano com valor mais em conta, mas que exibe publicidade de tempos em tempos. A companhia estima ganhar 40 milhões de assinantes em 2023 com o novo plano. No Brasil a mensalidade será de R$ 18,90.
Além do valor mais modesto, considerando as demais modalidades da plataforma, o plano se caracteriza pela exibição de propaganda de 15 a 30 segundos. Segundo a Netflix, o assinante deverá ser exposto a no máximo 4 a 5 minutos de anúncios por hora, seja antes do início da programação, seja no meio.
O plano também conta com limitação de catálogo. A empresa fala que “um número limitado de filmes e séries não estarão disponíveis devido a restrições de licenciamento”. É esperado algo em torno de 5% a 10% em relação aos demais planos, dependendo do país, já que os acordos de licenciamento variam de acordo com a região. A opção de download, para assistir ao conteúdo de forma offline, também não estará disponível.