Netflix adota novas medidas para reforçar o bloqueio do compartilhamento de senhas

Netflix adota novas medidas para reforçar o bloqueio do compartilhamento de senhas

Os serviços de streaming estão cada vez mais rígidos em relação ao compartilhamento de senhas entre pessoas que não moram na mesma casa, e a Netflix foi uma pioneira desse movimento, começando a bloquear esse tipo de acesso há mais de um ano.

Embora muitas pessoas tenham reclamado da atitude da empresa, isso acabou se tornando lucrativo para ela, já que ganhou uma nova base de usuários e viu seus números crescerem esse ano. E ao que tudo indica isso não fez com que ela abrandasse seus esforços para impedir o compartilhamento de senhas, pelo contrário: a Netflix está ainda mais agressiva.

Leia também:

Está confirmado! Disney+ não permitirá mais o compartilhamento de senhas
Por que a Netflix remove filmes e series do catálogo?

Aumento na agressividades das verificações

netflix

Quando a Netflix anunciou em junho de 2023 que começaria a impedir o compartilhamento de senhas, a empresa revelou que não iria tomar nenhuma medida drástica contra os usuários. Ou seja, ela não iria banir ninguém da plataforma e nem mesmo bloquear, apenas iria exigir uma confirmação de que estavam na mesma casa.

Isso deu abertura para que muitas pessoas conseguissem “burlar” esse sistema por um tempo, mas ao que tudo indica a empresa está tornando esse processo ainda mais agressivo para impedir qualquer tipo de gambiarra.

Alguns usuários já estão relatando um aumento tanto na frequência quanto no rigor dessas verificações, o que torna cada vez mais difícil o compartilhamento de contas fora de uma única residência já que impede, por exemplo, que duas contas “extras” consigam fazer a verificação ao mesmo tempo. Ou seja, uma sempre vai estar impedida.

netflix

Isso mostra que eles estão de fato se empenhando para partir para uma proibição geral. Durante os 18 meses desde a implementação da proibição, muitos usuários relataram uma frequência variada nas verificações. Inicialmente, as verificações ocorriam a cada poucas semanas, mas com o passar do tempo, a frequência diminuiu. Muitos até acreditaram que a Netflix estava afrouxando um pouco sua política.

Mas agora, com a Disney implementando sua própria proibição de compartilhamento de senhas, a Netflix aumentou novamente a agressividade de suas verificações.

Apesar das controvérsias, a estratégia da Netflix parece estar funcionando. A empresa relatou um aumento significativo em sua base de assinantes, com 282,7 milhões de clientes no final do terceiro trimestre de 2024, em comparação com 260,38 milhões no final de 2023. No ano em que a proibição de compartilhamento de senhas foi anunciada, a Netflix ganhou 30 milhões de novos clientes.

Soluções para quem quer continuar acessando a Netflix

Contar com a ideia de “contornar” esse sistema está se tornando cada vez mais frustrante, então para quem quer continuar o seu acesso na plataforma mas não quer pagar o valor de uma conta padrão ou premium inteiro, existem duas soluções.

A primeira opção é usar a opção “Assinante Extra”. Nesse caso uma pessoa que paga o plano Premium ou Padrão (sem anúncios) pode adicionar uma conta extra que pode ser acessada em outra casa por um valor a mais de R$12,90 por mês. Na prática, se você já dividia a conta com outra pessoa, iria adicionar R$6 para cada nessa divisão. Mas vale lembrar que essa conta Extra só garante uma conta a mais, e só pode ser usada em um aparelho por vez. A vantagem é que você continua tendo acesso à conta que voce já usava antes, não perde nada. Para mais informações, dá uma olhada aqui.

A segunda opção é partir para a versão de Padrão com Anúncios, que é a mais barata das assinaturas, mas que conta com propagandas, como está acontecendo com diversos serviços de streaming atualmente.

Fonte: BGR

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X