Os processadores Intel de 11ª geração da família Core (Tiger Lake) foram lançados em outubro do ano passado. Porém, até o momento, as opções disponíveis no mercado são apenas os chips mobile, responsáveis por equipar notebooks dos mais variados fabricantes. Seguindo o cronograma tradicional, a movimentação é o lançamento dos chips para dispositivos móveis e o lançamento posterior para o segmento desktop.
Um dos parceiros da Intel em relação ao lançamento de placas-mãe compatíveis com chipsets da Intel, a MSI, acabou se adiantando, revelou quando os processadores de 11ª geração da Intel chegarão ao mercado.
A Intel já tinha falado que seria em 2021, mas a MSI agora traz algo mais concreto. De acordo com dados da conta oficial da MSI num fórum sul-coreano as novas opções de processadores da Intel para desktop serão lançados no final de março.
Novas placas-mãe com uma nova gama de chipsets estarão disponíveis para esses novos chips. Mobos com os chipsets Z590, B560 e H510 serão lançados pelos parceiros da Intel, incluindo a MSI. Uma adição interessante com os novos chipsets é o suporte ao PCI-Express 4.0, feature que a AMD já oferece desde os processadores Ryzen 3000.
Outra informação relevante que a MSI revelou nessa postagem no fórum é que placas-mãe atuais para Intel, baseadas nos chipsets da série 400, serão compatíveis com os processadores Intel Core de 11ª geração, que, no caso dos modelos para desktop, serão conhecidos como Rocket Lake-S. É bem provável que a Intel faça o anúncio oficial desses novos processadores ainda este mês, na edição 2021 da CES, em Las Vegas