Mozilla deverá suportar H.264, de uma forma ou de outra

Depois de muito tempo finalmente a Mozilla decidiu suportar o codec H.264 no seu navegador. A polêmica batalha entre este formato e o WebM ainda não acabou, mas vê-se que o codec proprietário não deixará de ser usado tão cedo.

Quase todos os processadores mobile suportam decodificação do formato H.264. Ele é usado por vários produtos da Apple, e a participação deles no ramo de smartphones e tablets é alta demais para ser ignorada. Sendo assim, o Firefox para Andoid e futuramente o Boot to Gecko suportarão H.264. Sem isso eles certamente não teriam sucesso, já que o padrão comercial acaba exigindo o suporte ao formato para agradar os usuários. Ninguém gostaria de ter um smartphone ou tablet que não pudesse tocar os vídeos nos sites atuais.

Nos desktops a estratégia parece ser mais leve. Para não ter que incluir um decodificador próprio (e então ter que pagar a licença do formato) a Mozilla aproveitará o codec do sistema, que está presente nas versões atuais do Windows e do Mac OS X. O Linux geralmente se dá bem com as soluções abertas (que são feitas sem pagar as patentes e podem reproduzir a maioria dos formatos, inclusive o H.264). O maior problema seria o Windows XP. Uma solução deverá ser apresentada em breve, de acordo com o post deste blog e o resumo nesta página da Mozilla. Para os usuários não há motivos de preocupação: o Firefox continuará sendo gratuito.

O Google havia anunciado que removeria o suporte ao H.264 do Chrome, mas isso nunca se concretizou e pelo visto nunca irá. Os produtos da Apple tocam vídeos em H.264, pelo menos o Android precisa suportá-lo – dada a demanda dos produtores de conteúdo, o suporte acaba sendo necessário também nos navegadores desktop.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Localize algo no site!