Mozilla critica Google pelo H.264 no YouTube com HTML 5

Por:

Esses dias o YouTube e Vimeo passaram a oferecer suporte opcional ao HTML 5 para exibição do vídeo sem depender de plugins de terceiros, no caso, do Flash. O uso do HTML 5 permite tornar a web mais aberta. Mas não foi o caso. O codec utilizado por ambos é o H.264, formato proprietário. Apenas trocaram a Adobe pela MPEG-LA. Isso é grave, e pior ainda (ou seria melhor?) é que o HTML 5 dá a liberdade da escolha dos codecs, mesmo tendo sido criado com objetivo de facilitar a adoção de formatos abertos.

Os sites usando vídeos H.264 não serão compatíveis nativamente com o Firefox, por mais que implementem o código de exibição em HTML 5. A Mozilla não pretende suportar o formato. Mike Shaver, vice-presidente de engenharia da Mozilla, explicou basicamente os dois motivos pelos quais se recusam a suportar o H.264: preço de licenciamento, e por ser fechado.

O Chrome e o Safari suportam o formato porque o Google e a Apple pagam à MPEG-LA. Se uma pessoa reconstruir o Chrome a partir do código fonte, não poderá incluir suporte ao codec H.264 sem o devido licenciamento (pelo menos em vários países, incluindo, é claro, os EUA).

Além do preço tem a questão da portabilidade: usando apenas código aberto, o Firefox pode rodar em uma vasta gama de dispositivos. E pode ser redistribuído livremente também (com certas restrições quanto ao nome e logotipo, famoso caso do Iceweasel). Com o componente proprietário isso é quebrado. Fora que, se o Firefox suportasse nativamente (vindo com ele), ele seria inadequado para inúmeras distribuições Linux, que prezam por oferecer apenas software aberto.

Ele ainda afirma que se fosse necessário pagar anuidades para poder oferecer suporte a HTML, Javascript, CSS, entre outras coisas, o Firefox simplesmente não existiria (e pensar que sem ele poderíamos estar codenados ao eterno uso de IE6…).

Vamos ver como o Google fará, ele que tem grande influência por onde passa. Por mais que o Theora possa não ter o desempenho do H.264 hoje, ele é aberto, é livre e seria a melhor escolha open source para uma especificação que pretende, desde o início, ser livre.

Veja o post no blog do VP de engenharia da Mozilla:

http://shaver.off.net/diary/2010/01/23/html5-video-and-codecs/

Referência: OS News

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X