Os rumores de que a Microsoft estaria desenvolvendo um dispositivo portátil de jogos para PC se confirmaram parcialmente nesta semana, quando o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, revelou que a empresa está trabalhando em protótipos.
Apesar de confirmar os planos, Spencer indicou que o produto ainda está longe de ser lançado, e muitas mudanças ainda podem ser feitas a depender das condições do mercado durante esse tempo.
Leia também:
Valve lança versão limitada do Steam Deck na cor branca
ROG Ally X é lançado no Brasil
Microsoft pode aproveitar crescimento do mercado de portáteis de jogos
A ideia de portáteis de alta performance para jogos de PC tem se tornado cada vez mais popular, principalmente depois do sucesso do Switch, da Nintendo, que se tornou o segundo console mais vendido da empresa.
Isso acabou incentivando outras marcas a explorarem essa demanda crescente. Entre os novos lançamentos, estão o Steam Deck, da Valve, e o ROG Ally, da Asus, que conta com uma forte integração com a Microsoft, permitindo acesso ao Game Pass e suporte aprimorado para jogos do Windows. Esses dispositivos vêm estabelecendo um novo padrão de experiência em jogos portáteis, e a Microsoft parece estar de olho nesse nicho.
A exploração da empresa em novos dispositivos mostra que ela está pronta para uma estratégia mais ampla, que vai além dos consoles tradicionais Xbox Series X e Series S. Com a recente aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft aumentou seu ecossistema, inclusive trazendo títulos exclusivos do Xbox em consoles rivais, como o Nintendo Switch e o PlayStation 5.
Além disso, a empresa tem investido no Game Pass, com uma biblioteca de jogos acessível para jogadores de PC e dispositivos móveis, incluindo jogos na nuvem. O interesse por um dispositivo portátil pode ser tornar mais uma extensão dessa estratégia, garantindo assim que a Microsoft possa alcançar ainda mais jogadores.
O que um Xbox portátil poderia trazer de novo?
Mesmo que a ideia de um console portátil exclusivo da Microsoft possa parecer bem atraente para os fãs, ainda é preciso considerar que ele chegaria um tanto “atrasado” na festa, principalmente porque só aconteceria daqui a um bom tempo. Então, o que ele traria de diferente ou melhor em relação à concorrência que já está estabelecida, como o Steam Deck, o ROG Ally e o próprio Switch?
A Microsoft já conta com uma linha de laptops Surface e poderia, teoricamente, adaptar um desses dispositivos para jogos de alta performance, mas o desenvolvimento de um portátil focado em games exige ajustes específicos que ainda estão sendo estudados.
Phil Spencer ressaltou que a Microsoft considera todas as possibilidades para expansão e não descarta alterações de rota, caso o mercado siga uma nova direção. A empresa já passou por isso quando decidiu abandonar o desenvolvimento de uma caixa de streaming para TV, que permitiria acesso ao Game Pass sem a necessidade de um console físico. Em vez disso, optou por trabalhar diretamente com fabricantes de TVs inteligentes para integrar o serviço.
A promessa de uma loja de jogos móveis para Xbox, anunciada há algum tempo, também ainda não se concretizou. Ainda assim, Spencer acredita que o futuro dos jogos aponta para plataformas abertas, onde jogadores e desenvolvedores têm mais opções e menos limitações.
“Acho que estamos caminhando na direção certa. Essa ideia de plataformas abertas, onde usuários e criadores têm mais opções, está ganhando força, certo?”
Fonte: kotaku
Deixe seu comentário