A Microsoft revelou que seu data center subaquiatico de 12 metros, lançado há dois anos na Escócia, perto das Ilhas Orkney, está contribuindo nas pesquisas contra o COVID-19. Essa contribuição faz parte do programa global Folding @ home, projeto de computação distribuida que visa examinar como as proteinas se dobram.
Um elemento importante na busca de um tratamento eficaz contra o coronavírus, ou outras doenças, é simular a maneira como as proteínas humanas se dobram nas células do corpo. Ao desenvolver uma vacina ou outros medicamentos, é importante descobrir como essas proteínas se dobram adequadamente. Isso requer muitos cálculos computacionais. Vale recordar que o greande nome por trás da história da Microsoft, Bill Gates, está financiando sete potenciais vacinas contra o novo coronavírus.
O data center da Microsoft é um grande tanque à prova d’água, preenchido com 865 servidores. Elas são totalmente usadas na pesquisa de uma vacina contra o novo coronavírus e são executadas de forma ininterrupta. Este data center da Microsoft é um dos maiores contribuidores, em termos de carga computacional, do projeto Folding @ home, lançado em outubro de 2000.
Este poderoso centro de processamento de dados faz parte do Projeto Natick, da Microsoft, que visa a fabricação e a operação de unidades de data center ambientalmente sustentáveis e pré-montadas que possam ser encomendadas para serem dimensionadas e rapidamente implantadas e deixadas para funcionar sem luz no fundo do mar por anos, explica a companhia.
Além de gigantes, como a Microsoft, o projeto Folding @ home conta com pessoas como eu e você, que podem contribuir para esse processamento descentralizado. Mais de 400 mil pessoas fazem parte dessa operação. A contribuição com esse processamento parte da instalação de um software, disponível para Windows, Mac e Linux. Na configuração do software você ainda pode escolher que tipo de pesquisa irá contribuir com parte do processamento do seu dispositivo. Você pode escolher entre Alzheimer, Câncer, Huntington, Parkinson, entre outras doenças.
Para mais informações acesse o site da Folding @ home.