A Microsoft descontinou dois consoles que integram o lineup do Xbox One, as versões Xbox One X e o Xbox One S, em sua variante All-Digital Edition, que não conta com um player de mídia física. A compAnhia explicou que ao passo que avançam em relação ao Xbox Series X, o passo natural é interromper a produção desses dois consoles. É o fim da vida útil de mercado para esses dois novos consoles.
O Xbox One X, conhecido inicialmente como Project Scorpio, é a versão com hardware melhorado em relação ao Xbox One, e, assim como o PS4 Pro, ficou conhecido como console de meia geração. Isto é, não é um novo projeto que possa ser enquadrado como integrante de uma nova geração, mas é um upgrade comparado com a versão padrão do Xbox One. Já o Xbox One S é uma versão slim do Xbox One, 40% menor em relação ao primeiro Xbox One. Inicialmente, essa versão slim era disponibilizada apenas na versão com player de mídia, mas no ano passado uma segunda variante foi lançada, a “All-Digital Edition, voltada para conteúdos digitais, jogos e demais mídia em formato digital.
A versão do Xbox One S com suporte à mídias físicas continuará sendo produzido, a Microsoft está encerrando apenas a versão sem esse recurso. “O Xbox One S continuará sendo fabricado e vendido no mundo inteiro por um tempo, sim. Os jogadores podem consultar seus revendedores locais para obter mais detalhes sobre a disponibilidade de hardware dos consoles Xbox One”, explica a Microsoft.
Para 2020, o foco da divisão Xbox é o lançamento do Xbox Series X, concorrente direto ao PlayStation 5. Rumores indicam que a Microsoft também deve apostar no Xbox Series S, versão que não será tão parruda quanto o Series X, mas que será um upgrade comparado ao Xbox One.