Microsoft divulga as especificações completas do Xbox Series X

Microsoft divulga as especificações completas do Xbox Series X

Mês passado a Microsoft confirmou uma das informações mais aguardadas sobre o Xbox Series X, o poder computacional da GPU (12 TLOPS), e agora a companhia retira completamente o véu sobre o console, escancarando todos os atributos técnicos do concorrente do PlayStation 5, que segue em segredo.

Por meio de dois vídeos, a gigante de Redmond fez um resumo sobre algumas das possibilidades do Xbox Series X, além de listar todas as specs em um comunicado de imprensa. Vamos começar pelas especificações:

  • Processador octa-core (8 núcleos) com clock de 3,8 GHz ((ou 3,66 GHz com a tecnologia ativa de multithreading) personalizado baseado na arquitetura Zen 2 (litografia de 7nm) da AMD. O die mede 360.45mm2
  • GPU com poder computacional de 12 TLOPs com clock de 1,825 GHz e 52 Compute Units baseda na arquitetura RDNA2;
  • 16 GB de memoria RAM GDDR6 com barramento de 320 bits – segundo a Microsoft, a largura de banda da memória é de até 896 GB/s. A frequência efetiva de memória do sistema é 14 GHz;
  • SSD NVMe de 1 TB é utilizado para o armazenamento – há compatibilidade com unidades externas (conectadas pela porta USB 3.2) e com cartões de memória (provavelmente CFExpress)
  • Unidade óptica compatível com mídias Blu Ray 4K HDR;

Como já era esperado, a Microsoft vem forte em termos de hardware para essa geração, apostando em um console que reúne diversos atributos condizentes com o que há de mais interessante em soluções personalizadas para este segmento. A parceria com a AMD foi renovada, e, assim como no caso do PlayStation, tanto a CPU quanto a GPU são projetos personalizados baseados na arquitetura Zen 2 e RDNA 2, respectivamente. A Microsot diz que a plarafoma é dividida em três pontos chave:  potência, velocidade e compatibilidade.

“O Xbox Series X é o maior salto geracional no campo do SOC [System on a Chip] e da API que fizemos em conjunto com a Microsoft. É realmente uma honra para a AMD ser um parceiro confiável nesse empreendimento. O Xbox Series X definirá tendências na inovação técnica desta geração de consoles e promoverá a inovação em todo o ecossistema DirectX neste e no próximo ano. ” – Sebastien Nussbaum, vice-presidente corporativo e membro sênior, produtos e tecnologias semi-personalizados da AMD

É interessante também notar o uso do SSD NVMe como armazenamento interno. De nada adianta um alinhamento convicente entre CPU, GPU e memória se a unidade de armazenamento atua como um fator limitador da performance. O abandono do HD, a passagem para o SSD (provavelmente uma unidade com taxa de transferência de 2,4 GHz) e alguns truques de software farão com que a experiência do jogadoer seja completamente renovada.

Ainda na questão do armazenamento, além da possibilidade de expansão via unidades externas por USB, também é interessante notar a possibilidade de integrar cartões de memória. Será possível aumentar a capacidade de armazenamento usando uma placa de expansão especial de 1 TB, que não tem desempenho inferior a um SSD comum ou uma unidade externa com uma interface USB 3.2.

Com este hardware, a Microsoft alega que o console pode lidar com 4K a 60 frames tranquilamente. O console também é capaz de lidar com um framerate mais amplo, com títulos rodando a 120 fps, evidentemente que a resolução pode acabar sendo sacrificada para que isso aconteça. O Xbox Series X também é compatível com DirectX RayTracing,  Variable Rate Shading, além de ser retrocompatível com os jogos do Xbox One e Xbox 360.

A Microsoft também mencionou algumas possibilidades de software que estão garantidas com o Xbox Series X. A primeira delas é o Quick Resume, este recurso permite pausar vários jogos e retomar o progresso diretamente de onde você parou. Rapidamente você alterna entre os jogos “pausados” e retoma a jogatina. No vídeo divulgado pela Microsoft vemos diversos games sendo alternados, como Forza Motorsport 7 e Hellblade.

O outro vídeo divulgado é uma comparação clássica do tempo de carregamento, usando o State of Decay como baseDe um lado a Microsoft colocou uma tela com o Xbox One X e na outra o Xbox Series X. Evidentemente só pelo fato do Series X ter um SSD a diferença é brutal. Tempo de carregamento no Xbox Series X:  00.09.64 / Tempo de carregamento no Xbox One X: 00:48.03.

Caso o efeito coronavírus não mude os planos da Microsoft, podemos esperar que o console seja lançado na reta final de 2020.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X