Xbox Series X: Microsoft confirma GPU de 12 TFLOPS, o dobro em relação ao Xbox One X

Xbox Series X: Microsoft confirma GPU de 12 TFLOPS, o dobro em relação ao Xbox One X

A Microsoft anunciou diversas novas informações técnicas sobre o Xbox Series X. O chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, confirmou que o console, que será lançado ainda em 2020, terá uma GPU com 12 TLOPs de processamento, simplesmente o dobro em relação ao Xbox mais poderoso do momento, o One X. A gigante de Redmond está frisando que o console irá entregar games em Ultra HD 4K a 60 quadros por segundo (oferecendo aos desenvolvedores a possibilidade de subir até 120 fps).

Como você já deve saber, mai uma vez a AMD é parceria da Microsoft em relação ao hardware que será utilizad no console. O chip customizado do Xbox Series X da AMD combina núcleos x86 baseados em Zen com um processador gráfico RDNA de segunda geração. O poder de processamento bruto da GPU será de 12 TFlops – o dobro do atual Xbox One X. O console suportará a aceleração por hardware do rastreamento de raios, o que significa que as próximas placas de vídeo AMD Radeon também poderão desfrutar do DirectX Raytracing, já que serão baseados na mesma arquitetura. 

Durante a apresentação, Spencer também se concentrou na tecnologia Variable Rate Shading. “Em vez de gastar ciclos de GPU de maneira uniforme em cada pixel da tela, os desenvolvedores podem priorizar efeitos individuais em personagens específicos do jogo ou objetos ambientais importantes. Essa técnica resulta em taxas de quadros mais estáveis ​​e resolução mais alta, sem impacto na qualidade final da imagem”, explicou o executivo. 

O Xbox Series X também terá uma unidade de estado sólido, um joystick mais responsivo e um recurso de resumo rápido que permite retornar a um jogo quase instantaneamente a partir de um estado em pausa. Além disso, há suporte completo para a interface HDMI 2.1 , incluindo a tecnologia Variable Refresh Rate e Low Latency Mode, taxas de quadros de até 120 qps (é claro, para um número limitado de games), além de compatibilidade com jogos para gerações anteriores de consoles do Xbox. Todos os títulos do Xbox One, incluindo jogos do Xbox 360 compatíveis com versões anteriores e títulos originais do Xbox “ serão jogáveis ​​no Xbox Series X, diz Spencer.

Mais detalhes sobre o Xbox Series X serão revelados pela Microsoft nos próximos meses.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X