Xbox Series X: tudo o que você precisa saber sobre o novo console da Microsoft

Xbox Series X: tudo o que você precisa saber sobre o novo console da Microsoft

Ontem (12) aconteceu em Los Angeles, EUA, mais uma edição do evento The Game Awards, o Oscar dos games, coroando Sekiro como o melhor do ano, mas na verdade o grande anúncio foi outro, foi o dia do hardware gritar mais alto do que o software, já que a Microsoft usou essa premiação (que inclusive foi realizado em um local que pertence a gigante de Redmond, o Microsoft Threater) para revelar o seu próximo console, o Xbox Series X, que, até então, estava sendo reconhecido pelo nome provisório Project Scarlett, revelado durante a E3 2019, realizada em junho.

O anúncio causou uma grande repercussão por inúmeros motivos. O primeiro deles é que como a opção da sua concorrente direta, a Sony, ainda não foi revelado oficialmente faz com que não haja muita base de comparação, fica uma coisa concreta sendo relacionada com um produto que ainda irá dar as caras. O segundo motivo é pela forma como foi anunciado, de forma completamente inesperada, durante o The Game Awards, e o terceiro motivo, sem dúvidas o que causou mais discussão nas redes sociais, o design.

A torre

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Teve de tudo nas redes sociais em relação ao design vertical do novo Xbox. Vi pessoas elogiando bastante enquanto outras zombaram da relação altura x largura do console. Os memes rolaram soltos também, comparação com purificador de ar, bloco de concreto, caixas e até geladeiras.

Particularmente fiquei dividido em relação ao design do novo Xbox, mas acredito que seja uma questão de costume, já que realmente é uma mudança significativa em termos de desenho da estrutura, no entanto, está totalmente alinhado com a filosofia que a Microsoft sempre pregou com seu console, entregar uma relação direta com o PC. Agora essa relação não é apenas no hardware, mas também na estética, com uma estrutura vertical que lembra bastante alguns mini-PCs gamers que também apostam na verticalidade para o case. Poderia citar aqui, por exemplo, o Corsair One.

Mesmo com a mudança considerável em relação aos modelos anteriores, o design do Xbox Series X mantém uma continuidade ao que já conhecíamos do console mais poderoso que a Microsoft tem atualmente no mercado, o Xbox One X. O tom fosco e minimalista – nas palavras do chefão da divisão Xbox, Phil Spencer, industrial, é mantido.

Essa alteração considerável na largura e essa propagação do uso na vertical – embora o console também possa ser usado na horizontal, tem aver com o salto de performance que essa máquina promete – poder computacional 4x vezes maior que o Xbox One X -, a construção com o que é necessário para mante-lo com uma boa eficiência em termos de dissipação e ruido.

A parte superior do novo console recebeu uma grande área para retirada do calor, uma área similar a uma grelha. Na parte frontal há o leitor para Blu Ray, no canto esquerdo, o logo do Xbox na direita e uma porta USB Tipo-A, na parte inferior. ao lado de um botão para o pareamento de dispositivos. O console tem 15,7 cm de largura e 31,2cm de altura. Spencer classificou o design do console como corajoso e único.

Desempenho

Assim como os aficionados pelo mantra PC Master Racer, a Microsoft persegue de forma incessante o melhor conjunto em termos de hardware para o seu console, com o Xbox Series X isso não foi diferente, aliás, esse é o Xbox que realmente promove mudanças determinantes para o conjunto do hardware abrigado nessa caixa minimalista. Vamos entrar em mais detalhes sobre isso daqui a pouco, antes vamos falar sobre o que Spencer comentou sobre o que os gamers da plataforma podem esperar do novo console. Reforçando o que tínhamos citado um pouco mais acima, o executivo fala que o Xbox Series X entregará 4x o poder de computação do Xbox One X. Em relação ao salto em termos de GPU, o console deve dobrar a potência, pelo menos nos números já entrega o dobro em um aspecto, o poder computacional do chip gráfico, que irá saltar de 6 TFLOPs para 12 TFLOPs.

Como comentei anteriormente, o Xbox Series X é o Xbox que realmente promove mudanças determinantes para o conjunto do hardware. Quem está por dentro do universo de PCs já está mais do que familiarizado com o termo gargalo, e, embora com um hardware fechado e a otimização aplicada, o modo prático dese tal gargalo seja um pouco diferente do que ocorre no PC, é possível afirmar que mesmo o Xbox One X, que realmente é um console poderoso em termos de potencial gráfico, tem uma configuração desequilibrada, no mesmo aspecto que o melhor PlayStation, o PS4 Pro, também tem, a CPU. Mesmo essas versões melhoradas do Xbox One e do PlayStation 4, utilizam um processador baseado numa arquitetura bem antiga da AMD – Jaguar -, lançada em 2013. Mesmo com um projeto que sofre leves alterações, a CPU em si é realmente antiga, aquém da própria evolução da AMD como empresa, que atualmente colhe os louros com os processadores Ryzen e a arquitetura Zen, que está em sua segunda versão (Zen 2).

Com o Xbox Series X o mesmo erro não será cometido, a Microsoft mantém a sua parceria com a AMD e traz as melhores novidades que a gigante de Sunnyvale pode oferecer. Estamos falando de um processador com oito núcleos baseada na arquitetura Zen 2 (a mesma utilizada com os processadores Ryzen de 3ª geração), baseada no processo de fabricação de 7nm. Detalhes mais técnicos como clock e quantidade de cache ainda não foram mencionados.

Em relação ao chip gráfico, a GPU do novo Xbox será baseada na nova versão da arquitetura RDNA, também da AMD, com suporte a DirectX 12, entregando o dobro em relação ao poder computacional do Xbox One X. Vale sempre mencionar que quando estamos falando de um console o olhar frio sobre números das especificações não quer dizer muita coisa, como é um hardware fechado em que os desenvolvedores – principalmente nos exclusivos, estarão trabalhando com um norte, o resultado final pode ser bem superior ao que estamos esperando, ou então inferior, dependendo do título e do estúdio que está cuidando do game. A memória utilizada será GDDR6.

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Outra novidade muito bem-vinda para o novo Xbox é o uso de um SSD como unidade de armazenamento, de nada adianta CPU, GPU e memória de ponta com uma unidade de boot arcaica como o HD. A Microsoft confirmou que a unidade utilizada será baseada no protocolo NVMe. Spencer fala em praticamente “eliminar o tempo de carregamento”.

Com essas frases de impacto devemos ter um pouco de cuidado, principalmente quando o assunto é resolução e taxa de frames entregue. Não bote muita fé no tais 8K a 120 frames que a Microsoft pode citar aqui ou acolá. Essas características estão mais relacionadas a especificação do padrão HDMI que o Xbox Series X utiliza. Em games o que podemos esperar mesmo é o formoso 4K/60 fps.  A capacidade de transmitir imagens em 8K se aplica à oferta futura de serviços como Netflix ou Prime Video. Talvez 8K em jogos aconteça apenas em pouquíssimo títulos, isso se rolar. Vamos aguardar. O grande objetivo do Xbox Series X é ser uma plataforma mais convincente em entregar uma experiência realmente satisfatória em 4K a 60 frames, estender a missão que o Xbox One X começou a realizar.

Tem também: Ray Tracing, VRR, ALLM e DLI

O ainda inexpressivo Ray Tracing será compatível com o Xbox Series X, pode ser uma boa chance de ampliar a popularidade desta tecnologia. Outras tecnologias – bem mais importantes ao meu ver, que o Xbox Series X também consegue lidar é o VRR, ALLM e DLI. As duas primeiras também estão presentes no Xbox One.

• VRR – Variable Refresh Rate. Esta primeira tecnologia entrega basicamente a mesma característica de outras tecnologias de sincronia adaptável, como o G-SYNC da NVIDIA e o FreeSync da AMD, o efeito prático é a eliminação de problemas como “rasgos na tela” devido a falta de sincronia entre a taxa de atualização do painel da TV ou monitor com a cena que está sendo renderizada e entregue. O VRR depende que a TV ofereça suporte.

• ALLM – Auto Low Latency Mode. Uma das principais recomendações para quem deseja comprar uma TV que também será a tela para você curtir seus games é procurar um modelo com input lag baixo. O ALLM ativa automaticamente o melhor cenário de uma TV com input lag baixo, a passagem para o modo game. Este modo, em qualquer TV, simboliza que a tela buscará reduzir ao máximo o tempo de resposta entre a ação do jogador e o resultado em tela. Tanto o VRR quanto ALLM são características provenientes do HDMI 2.1.

• DLI – Dynamic Latency Input. Tecnologia proprietária da Microsoft, que visa reforçar ainda mais a redução na responsividade entre comandos realizados e ações demonstradas durante a jogatina.

Joystick também foi reformulado

Além de mudanças estéticas e práticas no design do novo Xbox, a Microsoft também promoveu alterações no joystick oficial que acompanhará o console, o Xbox Wireless Controller. Este controle wireless tem aprimoramentos na ergonomia – o controle é menor, atendendo ainda mais pessoas -, um d-pad reformulado, similar ao que vemos na versão Elite do controle, além da inclusão de um novo botão, para compartilhamento de mídia e clipes de vídeo. Lembrando que os controles anteriores manterão a compatibilidade com o Xbox Series X. Já que estamos falando de compatibilidade, vamos para um próximo tópico, relacionado a este tema.

Retrocompatibilidade

Um dos maiores trunfos do Xbox One foi entregar a retrocompatibilidade com jogos tanto do primeiro Xbox quanto do Xbox 360, isso não será perdido com o Xbox Series X. A Microsoft confirmou que o novo console será compatível com os jogos do catálogo dos Xbox anteriores.

Jogos

Já que estamos falando em jogos, durante a apresentação do Xbox Series X, durante a The Game Awards, foi exibido o primeiro trailer de Hellblade II, sequência do primeiro game, lançado em 2017, para Xbox One, Nintendo Switch e PC. Na descrição do vídeo é mencionado que as imagens são capturas do próprio Xbox Series X. A riqueza de detalhes dos cenários, comportamento realista da iluminação e expressão facial dos personagens chama bastante atenção.

Durante a apresentação, a Microsoft também mencionou que seus 15 estúdios estão trabalhando em games para o novo console.

Preço e data de lançamento

O Xbox Series X será lançado no fim de 2020, a data exata ainda não confirmada, o preço tampouco. A expectativa é que fique entre US$ 400 e US$ 500.

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Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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