A Microsoft apresentou em um evento realizado em Xangai, o Windows 10 China Government Edition, versão especial do Windows 10 que atende as rigorosas regras de segurança do governo chinês. Assim como o Windows 10 S, é uma versão segmentada, voltada para o público educacional, essa nova variante foi especialmente projetada para as autoridades chinesas. Até o momento foi confirmado que o SO será utilizado pela cidade de Xangai, a alfândega chinesa e a Westone Information Technology.
O Windows 10 China Government Edition é baseado no Windows 10 Enterprise Edition, que é a versão do Windows 10 com os mais avançados mecanismos de segurança. Como o sistema foi desenvolvido juntamente com o China Electronic Technology Group (CETC), foi aplicada algumas medidas especiais escolhidas pelo governo, como, por exemplo, a criptografia que eles costumam utilizar. Recursos como telemetria e Windows Update foram desabilitados. O ciclo de atualizações será controlado diretamente pelo governo.
Preço e data de disponibilidade:
A Lenovo será a primeira fabricante a oferecer PCs com o Windows 10 China Government Edition, porém a Microsoft não revelou quando as vendas serão iniciadas.