Na última quinta-feira (18), a Microsoft anunciou duas novas versões do Office: o Office 2021 para usuários comuns e o Office LTSC para empresas.
O Office 2021 estará disponível no final deste ano para o Windows e para o macOS. Assim como a versão 2019, o foco são os usuários que não querem assinar as variantes em nuvem do Microsoft 365.
A Microsoft ainda não deu todos os detalhes sobre os recursos e as mudanças que estarão no Office 2021, mas a variante LTSC (Canal de Serviço de Longo Termo), desenvolvida para empresas, terá o modo noturo, recursos de acessibilidade aperfeiçoados e a função XLOOKUP no Excel.
A interface de usuário não sofreu muitas mudanças, com o modo noturno sendo a alteração visual mais marcante, pois a Microsoft prioriza que as alterações visuais apareçam primeiro nas versões do Office do Microsoft 365.
Microsoft quer que as pessoas utilizem o Office na versão de nuvem
Embora a empresa queira levar toda sua base de clientes para a nuvem, o Office LTSC é a prova de que a Microsoft percebeu que nem toda sua clientela empresarial está preparada para fazer essa migração.
De acordo com o portal americano The Verge, Jared Spataro, chefe do Microsoft 365, afirmou que muitos dos clientes da empresa se mudaram para os aplicativos em nuvem nos últimos dez meses.
No entanto, segundo Spataro, a Microsoft possui clientes com específicos cenários “que julgam não poder migrar para os serviços em nuvem.”
Tais cenários específicos incluem indústrias regulamentadas em que os processos e os aplicativos não podem ser alterados mensalmente.
Desse modo, a Microsoft irá criar uma versão permanente do Office, mas irá alterar os valores e como essa versão será suportada.
O suporte do Office LTSC irá durar por cinco anos, em vez de sete, como era anteriormente feito para o Office.
Além disso, os valores do Office Professional Plus, do Office Standard e dos aplicativos individuais subirão em 10% para clientes empresariais.
Os preços do Office 2021 para pequenas empresas e usuários irão continuar o mesmo.
A Microsoft planeja lançar uma prévia do Office LTSC em abril deste ano. A versão para consumidor individual do Office não terá uma prévia disponível.
Por fim, ambas variantes virão com o OneNote e versões para sistemas de 32 e 64 bits.