Microsoft Edge poderá abrir arquivos do Office

Microsoft Edge poderá abrir arquivos do Office

A Microsoft lançou um novo recurso para o seu navegador Edge que permite abrir arquivos do Office sem que seja necessário baixá-los.

A nova ferramenta se chama Office Viewer e consegue abrir documentos, apresentações (Power Point) e planilhas diretamente no navegador.

No entanto, o Office Viewer não está disponível para todos os usuários do Microsoft Edge.

Apenas os usuários do Edge Canary, que é o canal em que aparecem as atualizações inicialmente, portanto, os usuários das versões beta e estáveis não poderão utilizar o novo recurso.

Clique aqui para baixar o Microsoft Edge Canary.

Voltando ao assunto, o Office Viewer foi descoberto pelo usuário do Reddit “Leopeva64-2”, que tirou prints da ferramenta em ação.

Para acessar a ferramenta no Microsoft Edge Canary, basta ir em Configurações > Downloads. Na página de Downloads, é possível ver a opção para abrir arquivos Office no navegador.

Microsoft Edge
Créditos: Leopeva64-2

 

Como visto na imagem abaixo, após o usuário ativar o Office Viewer, uma nova aba será aberta no Edge Canary quando um arquivo no formato Office for selecionado, em vez de baixá-lo, como é o caso das outras versões.

Microsoft Edge
Créditos: Leopeva64-2

Mas ainda há a opção de fazer o download do arquivo e, além disso, é possível salvá-lo no OneDrive.

O Office Viewer também conta com a opção de imprimir qualquer documento.

Mais novidades no Microsoft Edge

Além do Office Viewer, a Microsoft trabalha incessantemente para aprimorar o Edge com o fim de popularizar o navegador.

O navegador conta com uma nova atualização nas configurações de notificação, que aparecerá em breve.

O Edge, assim como os seus rivais Chrome e Firefox, permite que os sites enviem notificações através da Central de Ações do Windows, que fica na extremidade direita da barra de tarefas.

Muitos usuários costumam desativar as notificações, pois há momentos em que elas ficam muito irritantes.

No caso do Edge, toda vez que o usuário visita uma nova página, ou rede social, que quer enviar notificações, o Edge lança um pop up perguntando se usuário quer receber, ou não, esses alertas.

Com isso, o Edge também possui uma parcela de culpa na arte de irritar os usuários, mas, agora, isso mudou.

Com a intenção de tornar as notificações menos irritantes, no ano passado, o Microsoft Edge recebeu uma atualização contando com notificações silenciosas.

Esse recurso bloqueia as notificações chatas e alerta o usuário através de um ícone na barra de endereços.

É possível receber a notificação, caso seja do interesse do usuário, clicando no ícone do ‘sininho’, permitindo notificações futuras de um site específico.

Notificações Adaptativas

Agora, o próximo passo da Microsoft é o que chamam de ‘notificações adaptativas’.

Esse recurso se baseia em um sistema de pontuações em que o botão de bloqueio irá transmitir um sinal muito negativo. Os botões para ignorar ou recusar terão sinais mais fracos.

Confira a imagem abaixo (em inglês).

Microsoft Edge
Créditos: Microsoft

Sendo assim, com base nos dados obtidos pela ação dos usuários (bloquear, recusar, ignorar), a Microsoft irá apresentar a notificação na tela ou enviará solicitações através do ícone do ‘sininho’.

Os sites que forem mais ‘educados’, e tiverem maior taxa de aceitação dos usuários, terão suas notificações apresentadas imediatamente no Microsoft Edge.

De acordo com a Microsoft, o plano é atualizar esse recurso regularmente e desenvolver o esquema de pontuações mais eficiente para ajudar tanto os usuários quanto os websites.

A atualização de notificações adaptativas está presente no Microsoft Edge 88 (versão estável) através de uma atualização paralela de servidor, portanto, ainda não se sabe quando ela estará disponível para todos os usuários do navegador.

Modo infantil

Outra atualização que estará no Microsoft Edge é um Modo Infantil para tornar a navegação mais segura e personalizável, em um formato agradável para crianças.

Assim como as duas novas ferramentas que comentamos anteriormente, o Modo Infantil não está disponível para todos os usuários, mas, sim, no Canal Microsoft Edge Canary.

O usuário poderá ativar o novo modo na tela de seleção de perfil (parecido com a Netflix) no Microsoft Edge.

O Modo infantil terá temas personalizados do navegador, o Bing SafeSearch (busca segura) ativado para evitar que conteúdos adultos apareçam nos resultados de busca.

Além disso, os pais podem escolher os sites apropriados para crianças, que vem pré-definido no Edge, de acordo com a Microsoft, mas com a possibilidade de edição.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X