Micron anuncia Flash 3D NAND de 176 camadas

A forma que a indústria adota para popularizar cada vez mais os SSDs é adotar novas formas de aplicações da memória Flash, no sentido de mais bits por célula, e também pelo pelo empilhamento em camadas. A saída do NAND planar (2D) para o 3D NAND foi realmente uma revolução. Abriu caminho para reduzir o custo de produção das unidades, e aumentar a densidade. Essa escalada no empilhamento de camadas continua a pleno vapor, através da tecnologia de interconexão vertical TSV( Through Silicon Vias). Chegamos ao número inédito de 176 camadas graças a Micron.

A Micron é a primeira companhia a anunciar chips de memória Flash NAND 3D de impressionantes 176 camadas, superando sua própria solução anterior, de 128 camadas com a tecnologia Tecnologia Replacement-Gate e outras soluções de terceiros, como os chips NAND 3D BiCS5 de 112 camadas da Kioxia / Western Digital. Essa nova solução da Micron de 176 camadas 3D NAND promete melhorar a latência de leitura e gravação em mais de 35%.

Com a geração anterior, de 128 camadas, a Micron conseguia atingir 1.200 MTps. Com a passagem para 178 camadas a companhia já fala em 1.600 MTPs (1,6 gigatransferências por segundo), usando a interface ONFI  (Open NAND Flash Interface).  O tipo de Flash NAND a alcançar esse número inédito de camadas é o TLC (três bits por célula).

Micron 176 Capas NAND

A Micron destaca que conseguiu reduzir significativamente a espessura das camadas. O chip de 176 camadas não é muito mais denso que o de 64 camadas. No slide de apresentação a Micron até brinca que é similar encaixar o prédio Burk Khalifa (Dubai, Emirados Árabes Unidos), com seus 828 metros na Torre Eiffel (Paris, França) com 300 metros. A espessura da matriz de 176 camadas é de 45 µm, que consiste em duas torres de 88 camadas empilhadas uma em cima da outra.

4 630.a1dce02a

A empresa também cutucou a concorrência afirmando que seu novo chip é 30% menor. Embora não tenha citado nominalmente, a Micron está se referindo ao chip BiCS5 (Kioxia / Western Digital).

Com essa nova solução podemos esperar que SSDs com capacidades bem elevadas, como os modelos de 100 TB, sejam mais competitivos em preço. Um SSD de 100 TB para o mundo corporativo nas condições de hoje ainda é caríssimo. O modelo de 100 TB da NimbusData, o ExaDrive DC, que utiliza memória Flash Nand 3D SLC (um bit por célula) sai por US$ 40.000.

A produção em massa dos chips Flash NAND 3D de 176 camadas já foi iniciadae, em sua unidade fabril na Cingapura. O novo NAND também será usado em SSDs da subsidiária Crucial.

7 630.630f1fa8

Para 2021, a Micron pretende também ter uma variante de chips Flash NAND de 176 camadas QLC (quatro bits por célula). A corrida por SSDs com cada vez mais capacidade segue firme.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Localize algo no site!