Comprar uma unidade de armazenamento para o computador sempre envolve uma série de decisões que devem ser tomadas. A chave não é apenas a capacidade de armazenamento e seu preço, mas também o tipo de disco. Ao escolher uma unidade para o computador, temos que escolher entre HDD e SSD.
HDD e SSD – diferenças e características
Para começar a pensar se um HDD ou SSD será a melhor escolha, você deve observar as características, recursos e parâmetros de ambas as soluções.
- HDD – um disco rígido mecânico, também conhecido como unidade de disco, tudo por causa de seu design. Os HDDs têm pratos móveis e cabeça de leitura de dados. Esses elementos são móveis, portanto, os HDDs trabalham mais ruidosamente e, devido a esse design, também são maiores, mais pesados e mais lentos do que os SSDs. Quais são as vantagens e desvantagens dos HDDs?
HDD – vantagens e desvantagens
Vantagens:
- Preço baixo.
- Possíveis capacidades muito grandes.
- Boa relação entre preço e capacidade em comparação com SSDs.
Desvantagens:
- Taxa de falha devido a possíveis danos às peças móveis.
- Ruído durante sua operação
- Taxas de leitura e escriva mais baixas
O SSD, também conhecido como disco de estado sólido, é um disco que possui dimensões compactas devido à especificidade de seu design. Não encontraremos uma cabeça ou pratos rotativos nele, porque o drive SSD é feito de chips NAND. Os SSDs são leves, compactos e de operação rápida, mas também apresentam algumas desvantagens.
SSD – vantagens e desvantagens
Vantagens:
- Tamanho compacto.
- Design simples sem partes móveis – menos risco de falha.
- Ação rapida (os SSDs são executados em média 2,5 vezes mais rápido que o HDD)
- Operação mais silenciosa devido à ausência de peças móveis.
Desvantagens:
- O preço ainda é mais elevado comparado aos HDs.
No geral, a diferença entre um HDD e um SSD é que o primeiro é mais lento, mas tem um preço muito mais baixo. No entanto, a economia tem suas desvantagens. Além da operação visivelmente mais lenta, devemos levar em conta que o disco ficará exposto a todos os tipos de danos mecânicos. Se os pratos ou cabeças quebrarem, a unidade deve apenas ser substituída – é por isso que a queda de um notebook com uma unidade de HDD pode ter consequências desagradáveis.
Ao contrário dos HDDs, os SSDs são definitivamente mais resistentes a todos os tipos de vibrações e choques e também funcionam quase silenciosamente. Isso se deve principalmente à sua construção (sem peças móveis que possam danificar outros componentes do disco devido às vibrações).
SSD ou HDD – o que escolher?
Conhecendo os recursos de ambas as soluções e a relação entre SSD e HDD, você pode se concentrar em escolher uma solução para sua configuração. Se os SSDs custarem o mesmo que os HDDs da mesma capacidade, é provável que as unidades de estado sólido eventualmente substituam os discos rígidos tradicionais. Porém, os preços são bastante divergentes, o que significa que muitas pessoas enfrentam um sério dilema na hora de comprar.
É uma boa ideia escolher um SSD se:
- O preço não é obstáculo – se o orçamento de compras permitir, vale a pena optar por uma solução mais moderna, menos emergencial e rápida.
- Procuramos um disco para o sistema e programas – a utilização de um disco SSD acelera significativamente o boot, programas e jogos, o que melhora o conforto de utilização do computador.
- Procuramos um disco para um computador com dimensões compactas – quando se trata de dispositivos mais finos, os SSDs são muito melhores.
- Quando queremos um computador que funcione silenciosamente.
Vale a pena escolher um HDD se:
- Os altos preços das unidades SSD nos desanimam. Com um orçamento limitado, vale a pena ficar com unidades de HDD, especialmente em uma situação em que precisamos de um disco de grande capacidade.
- Quando procuramos um disco para backup de dados.
- Quando estamos procurando um drive para um computador mais antigo, que não funciona com uma velocidade estonteante devido aos componentes mais antigos.
Vale a pena ter os dois tipos de unidades?
Em vez de considerar a escolha: SSD e HDD, vale a pena pensar em uma solução muito popular e muito utilizada, que consiste na compra dos dois tipos de drives. O disco SSD e HD em um computador é uma combinação que funciona muito bem, desde que consideremos cuidadosamente a finalidade dos discos e sua capacidade.
SSD + HDD é uma boa solução por muitos motivos:
- Esta é uma opção que permite economizar muito. Se precisássemos de discos com capacidade de 2 TB, por exemplo, a compra de SSDs com capacidade tão grande teria um preço bem elevado. Portando, para unidades com grande capacidade, o HD ainda segue como a opção com preço mais em conta.
- Vale a pena usar o disco SSD para a unidade de inicialização dos seus programas e jogos, já que você irá tirar proveito de uma unidade de armazenamento com tempos de acesso bem mais baixos e taxas de leitura e escrita mais elevadas.
Deixe seu comentário