A onda de revisitar consoles clássicos continua a todo favor. Enquanto algumas empresas apostam em apenas miniaturizações, a norte-americana Analogue opta por lançar versões definitivas de um determinado console, com melhorias significativas, esse é o caso do Mega Sg, compatível com todos os cartuchos do Mega Drive e Master System, que rodam sem qualquer artifício de emulação, tudo é via hardware, graças ao FPGA Altera Cyclone V, que pode ser programado para funcionar de forma semelhante a determinados consoles.
O desenvolvimento ficou nas mãos de Kevin “Kevtris” Horton, conhecido por recriar consoles antigos. Além da compatibilidade com mais de 2.000 games, há planos do console ganhar posteriormente compatibilidade com os títulos do Game Gear, SG1000 /1000II, SC-3000 e Mark III, através de adaptadores que custarão US$ 10.
Os usuários poderão usar seus antigos gamepads com o Mega Sg. Na parte de trás do dispositivo tem uma porta para a conexão com o Mega CD. O Mega CD era uma unidade de CD-ROM disponível separadamente para o Mega Drive.
O Mega Sg tem uma saída HDMI e o upscalling pode variar entre 480p, 720p ou 1080p – sem input lag. A opção de habilitar scanlines também está presente. O Mega Sg não tem restrições regionais e pode rodar qualquer game. Separadamente, um controlador sem fio também está disponível, desenvolvido pela Analogue em colaboração com o 8BitDo.
“Como você sabe, todos os outros sistemas são lixo completo e absoluto”, comentou Chris Taber, presidente da Analogue, ao GamesBeat. “Áudio totalmente ferrado com incompatibilidades. Design industrial e qualidade de fabricação”, completou o executivo.
Preço e disponibilidade
O Mega SG já está em pré-venda no site oficial em 4 opções de cores, com disponibilidade real prevista para abril de 2019, quando ele estará à venda por preço de US $ 189,99 (R$ 703, em conversão direta).