Essas são todas as marcas que irão lançar óculos inteligentes com a plataforma Android XR

Google expande o Android XR com parcerias estratégicas com Samsung, XREAL, Gentle Monster e Warby Parker, visando liderar o mercado de óculos inteligentes com integração de IA.

O Google deixou claro durante o I/O 2025 que não pretende ficar de fora da corrida pela realidade estendida. A empresa está reforçando sua plataforma Android XR e, para isso, fechou parcerias estratégicas com as seguintes marcas:

1.Samsungparceira estratégica no desenvolvimento de hardware e software para headsets e óculos XR

2.XREALresponsável pelo Project Aura, os primeiros óculos inteligentes com Android XR voltados para desenvolvedores

3.Gentle Monster – marca de moda coreana colaborando com o Google para criar óculos inteligentes com design estiloso.

4.Warby Parker – marca americana de óculos que também está desenvolvendo modelos inteligentes com Android XR.

5.Kering Eyewear (planejado para futuras colaborações)

A nova fase do Android XR

 

Se antes o mercado de realidade aumentada e virtual parecia restrito a nichos específicos, agora ganha um novo impulso. O Android XR, sistema desenvolvido pelo Google para esse universo, começa a se consolidar como base para uma geração de dispositivos que prometem misturar o físico com o digital de forma cada vez mais natural.

O primeiro grande passo foi dado há alguns meses, quando a plataforma foi anunciada junto ao Project Moohan, o headset desenvolvido em parceria com a Samsung. Mas a estratégia vai muito além desse dispositivo.

Samsung mantém papel central na estratégia

 

A colaboração com a Samsung continua sendo peça-chave nessa expansão. O Project Moohan, que já deu as caras no MWC 2025, representa apenas o começo. As duas empresas trabalham lado a lado no desenvolvimento de uma plataforma robusta, que une hardware e software de forma integrada. A proposta é oferecer uma base de referência para fabricantes que queiram apostar em óculos e headsets com Android XR, criando assim um ecossistema padronizado e escalável.

XREAL entra no jogo com o Project Aura

 

Outra novidade importante é a chegada da XREAL, que apresenta seus novos óculos inteligentes batizados de Project Aura. Diferente dos headsets robustos, essas são óculos inteligentes mais discretos, pensados para uso no dia a dia. Eles prometem rodar aplicativos Android, incluindo os adaptados para XR.

Por enquanto, o Project Aura será lançado em versão para desenvolvedores. Isso deixa evidente a estratégia do Google de estimular desde já a criação de experiências e aplicações específicas para a plataforma, preparando terreno para o mercado consumido

Óculos inteligentes ganham apelo de moda

O Google também mira em um público bem além dos entusiastas de tecnologia. A empresa revelou parcerias com marcas de moda como Gentle Monster e Warby Parker, sinalizando que os óculos inteligentes com Android XR não serão apenas funcionais, mas também estilosos.

Esse movimento é semelhante ao que a Meta fez com o Ray Ban Meta. Embora ainda não exista uma previsão oficial de lançamento para essas versões fashion, a iniciativa indica uma tentativa clara de inserir a realidade aumentada no cotidiano das pessoas, de forma natural, desejável e com apelo estético.

Além dessas, o Google mencionou em seu blog planos futuros de colaboração com a Kering Eyewear, grupo que inclui marcas como Gucci e Balenciaga, para expandir ainda mais o portfólio de óculos inteligentes com Android XR.

Um ecossistema que começa a ganhar forma

 

O reforço no Android XR deixa evidente que o Google está determinado a liderar a próxima onda da computação espacial. O calendário também está alinhado: desenvolvedores poderão começar a trabalhar na plataforma ainda este ano, o que deve acelerar a chegada de aplicativos, serviços e novos dispositivos nos próximos meses.

Com concorrência acirrada nesse segmento — onde gigantes como Apple e Meta também estão avançando —, a disputa por quem define o futuro da realidade estendida está oficialmente aberta. E o Google, dessa vez, não quer ficar na retaguarda.

A aposta do mercado em relação aos óculos inteligentes é bem alta. Mark Zuckerberg acredita que esse acessório tomará o protagonismo do smartphone nos próximos anos. Clique aqui para ler e entender melhor.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br/GameVicio Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!