Alguns donos da potente placa de vídeo GeForce RTX 4090, da NVIDIA, passaram por uma situação bem inusitada. O conector de 16 pinos da placa simplesmente derreteu devido ao superaquecimento. A companhia já disse estar investigando as possíveis causas. Mas, até o momento, a empresa não se pronunciou mais a respeito.
Enquanto a NVIDIA não dá o seu veredito final, diversos especialistas estão conduzindo seus próprios testes. E, de acordo com um especialista da Corsair, o problema de superaquecimento acontece devido a um mau encaixe do conector de 16 pinos.
Leia também
Qual a diferença entre placa de vídeo integrada e dedicada?
Quais são os riscos de comprar uma placa de vídeo que foi usada para mineração?
Testes inconclusivos
É importante ressaltar, no entanto, que outros especialistas já conduziram outros testes anteriormente e não conseguiram reproduzir o problema. Ronaldo Buassali, da Galax Brasil, e o Gamer Nexus, realizaram uma bateria intensa de testes na RTX 4090. E mesmo assim não conseguiu reproduzir o problema, dificultando a chegada em uma conclusão satisfatória.
O próprio especialista da Corsair, conhecido como JonnyGuru, também não conseguiu reproduzir o problema. Ele comprou vários conectores 12VHPWR, que é o mesmo usado na placa de vídeo GeForce RTX 4090, e os danificou propositalmente. Mesmo bastante danificados, os conectores não passaram de 52ºC. Ele chegou até mesmo a danificar as soldas dos conectores. E nem assim o problema se repetiu.
Mal encaixe do conector pode ser o problema
Mas, então, como ele chegou a conclusão de que o superaquecimento foi causado por mau encaixe? Ele observou com atenção as fotos enviadas pelos donos da RTX 4090 que passaram pelo problema. Nas fotos ele percebeu que o conector 12VHPWR não estava completamente encaixado na placa de vídeo.
Ele afirma que o conector de 16 pinos não encaixa com facilidade no socket de energia da placa de vídeo. Assim, alguns usuários mais desatentos podem ter deixado escapar esse detalhe. Segundo ele, é importante que não fique nenhum vão no socket de energia da GPU. O especialista ainda recomenda o uso de graxa dielétrica para encaixar o conector de energia com mais facilidade.
Então, se isso for verdade mesmo, toda a culpa recai para os usuários, isentando a NVIDIA de qualquer problema. Mas, de qualquer forma, é importante ressaltar que os testes feitos por JonnyGuru não conseguiram reproduzir o problema. A verdade é que ninguém ainda tem a resposta sobre o que pode estar ocasionando o problema de superaquecimento nas placas RTX 4090.
A própria Gamer Nexus disse, uma vez, que a raiz do problema eram os fios de 150V. Ao usar fios de 300V o problema não aconteceria. Mas a verdade é que todos os testes ainda são inconclusivos. Por enquanto, o melhor a se fazer é esperar um posicionamento oficial da NVIDIA.